A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, nesta segunda-feira (24/11), uma audiência pública para debater as ações adotadas pelo governo estadual no enfrentamento ao crime organizado no território mineiro. O encontro acontece a partir das 14h, no Auditório José Alencar, e busca obter mais informações sobre as medidas que o Executivo tem tomado para prevenir a expansão de facções e práticas criminosas interestaduais.

A audiência foi solicitada pelo presidente do colegiado, deputado estadual Sargento Rodrigues (PL). Conforme o parlamentar, o debate se mostra necessário para analisar consequências e desdobramentos das recentes operações policiais no Rio de Janeiro e em outros estados próximos a Minas.

Rodrigues afirma que a Comissão de Segurança Pública tem acompanhado o avanço do crime organizado no Estado. Conforme o deputado, em Minas, há a presença de grupos na Região Metropolitana de Belo Horizonte, nas regiões Norte, Sul, Triângulo Mineiro e Zona da Mata, em cidades como Juiz de Fora e Muriaé. “São organizações criminosas que ali estão fincando os seus tentáculos”, afirma.

Na avaliação do parlamentar, a falta de investimentos por parte do governo nas forças armadas estaduais estaria refletindo no avanço do crime organizado em Minas. “Não há investimento em viaturas novas, não há investimento em armamento, temos coletes vencidos e, além do mais, não há valorização profissional”, diz Sargento Rodrigues.

Para o encontro, foram convidados o subsecretário de Integração da Segurança Pública da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Christian Vianna de Azevedo; o superintendente de Investigações e Polícia Judiciária da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, Julio Wilke; o promotor de justiça coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Giovani Avelar Vieira; o procurador-geral de justiça do MPMG, Paulo de Tarso; e o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Cel. Carlos Frederico Otoni Garcia.