ATAQUES À DEMOCRACIA

BRASÍLIA - Em memória ao aniversário de dois anos dos episódios ocorridos em 2023, quando as sedes dos Três Poderes, foram depredadas, Brasília terá diversos atos públicos na quarta-feira, dia 8 de janeiro. Confira:  

Governo Lula promove Abraço da Democracia

De acordo com o Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da cerimônia relativa ao dia 8 de janeiro, que tem uma série de momentos previstos, durante o dia, como a entrega de obras de arte restauradas no Palácio da Alvorada e na Suíça, além de descerramento do quadro As Mulatas, de Di Cavalcanti, e ato simbólico na Praça dos Três Poderes. 

Reintegração de obras de arte  

Os eventos no Planalto começam às 9h30, com a reintegração de obras de arte, como o relógio do século XVII e ânfora, tidos como símbolos da dificuldade e delicadeza dos reparos. O relógio foi consertado na Suíça sem custo para o governo brasileiro, por meio de um convênio. Haverá ainda a entrega de 21 obras restauradas no Palácio da Alvorada e o relógio, na Suíça.  

Descerramento da obra As Mulatas 

Depois, às 10h30, será feito o descerramento da obra As Mulatas, de Di Cavalcanti, também no Planalto. Além disso, cinco alunos do Projeto de Educação Patrimonial entregarão ao presidente Lula réplicas que produziram da ânfora e de As Mulatas. 

Cerimônia no Salão Nobre 

Às 11h, Lula participará de uma cerimônia com a presença de autoridades dos Três Poderes, integrantes do Ministério da Cultura, representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), da Embaixada da Suíça e de movimentos sociais. O presidente ainda convocou todos os 38 ministros do governo para que compareçam.

Abraço da Democracia 

Em seguida, haverá um ato simbólico, o Abraço da Democracia, na Praça dos Três Poderes. O presidente descerá a rampa do Palácio do Planalto com as principais autoridades e encontrará o público para esse abraço. 

Judiciário promove roda de conversa e entrega de obras de arte

O Supremo Tribunal Federal (STF) promoverá na quarta-feira, dia 8, às 14h, uma roda de conversa. A abertura será feita pelo vice-presidente do Supremo no exercício da Presidência, ministro Edson Fachin, que também receberá, às 15h30, obras de arte produzidas com destroços da invasão, de quatro artistas plásticos de Brasília. 

Na roda de conversa, participarão servidores e colaboradores que atuaram na limpeza e reconstrução das instalações depredadas, além da restauração das obras destruídas durante a invasão à Suprema Corte. 

Ainda no dia 8, o tribunal lançará um hotsite de memória com informações completas, que vão desde os ataques e a destruição do prédio até o processo de reconstrução e a responsabilização daqueles que invadiram e depredaram as instalações da Corte.