SEGUNDO TURNO

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, votou na manhã deste domingo (27 de outubro) no Colégio Santo Agostinho, no bairro de mesmo nome, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, no 2º turno para prefeito. Diferentemente do 1º turno, em que ela votou no mesmo local sem falar com a imprensa, desta vez a ministra deu entrevista e reforçou a importância do voto e da democracia. 

"O dia em Belo Horizonte começou com sol e céu azul. Então, espero que todos possam aproveitar para votar. É um direito importantíssimo. Sem Judiciário independente e imprensa livre, a democracia não acontece. E queremos que ela aconteça sempre no Brasil ", declarou. 

luciastf.jpg

Ministra votou no mesmo colégio do 1º turno.

Foto: Alex de Jesus/O Tempo

 

A ministra também fez questão de agradecer a todos os envolvidos no processo democrático. "Gostaria de agradecer aos juízes, mesários e imprensa, que colaboraram durante todo o processo de formação das normas, nas resoluções, audiências públicas e no acompanhamento de tudo o que aconteceu no processo eleitoral", disse. 

Antes da votação, a presidente do TSE foi vista conversando tranquilamente com alguns eleitores na fila, enquanto aguardava o momento de votar. 

carmennafila.jpg
Cármen Lúcia na fila com eleitores antes da votação.

Foto: Alex de Jesus/O Tempo

A ministra já havia convocado, na noite de sábado (26 de outubro), os eleitores das 51 cidades que terão segundo turno a comparecerem às urnas neste domingo. "Sua participação é fundamental pelos que sonharam com a democracia antes de nós e lutaram para que tivéssemos esse direito, e para os que virão depois de nós, persistindo no mesmo empenho por um Brasil mais justo”, disse em pronunciamento na rede nacional de rádio e televisão. A ministra lembrou ainda que quem não votou no primeiro turno pode comparecer no segundo turno. A abstenção na primeira fase do pleito eleitoral, realizado em 6 de outubro, foi de 21,71% em todo o país. Na ocasião, a ministra ponderou que é um número alto. 

Em Belo Horizonte, o percentual no primeiro turno de 2024 foi maior que a média do Brasil. Segundo os dados oficiais, 29,5% das pessoas aptas a votar na capital mineira não compareceram às urnas no primeiro turno.

Combate à fake news

Em junho deste ano, durante o primeiro discurso como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ministra Cármen Lúcia, adotou o tom “linha-dura” na solenidade de posse, contra a disseminação de fake news. Sem economizar críticas, destacou que seu principal desafio à frente da Justiça Eleitoral seria o de combate ao “algoritmo do ódio” que tem provocado o aumento da desinformação e da violência nas eleições brasileiras.