GOVERNO

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse nesta terça-feira (25) que o novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), segmento de investimentos para obras de infraestrutura do governo federal, será lançado em 11 de agosto. O anúncio ocorre após ao menos cinco adiamentos. Rui Costa deu a declaração durante entrevista à BandNews.

A apresentação do mega pacote de obras, cujo objetivo é ser uma das principais vitrines da nova gestão, estava prevista inicialmente para abril, no marco de 100 dias do governo, mas foi adiada diversas vezes.

Além da apresentação da data de lançamento do programa, Rui Costa anunciou a previsão de que a União deve injetar cerca de R$ 60 bilhões por ano no programa, o que deverá somar cerca de R$ 240 bilhões ao longo dos quatro anos de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Entre os diversos pontos, o novo PAC discutirá ferrovias, portos e aeroportos. Além disso, deve abranger tanto investimentos diretos federais do Orçamento da União, quanto concessões do governo federal, além de projetos de parcerias público privadas. O programa também terá um fundo verde para financiar a descarbonização da economia.