O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), disse estar aguardando a definição do futuro dele por parte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Durante o evento “Conexões MME – Encontro Nacional de Grandes Compradores da Indústria do Petróleo, Gás e Naval no Vale do Aço”, em Ipatinga, na manhã desta quinta-feira (5/2), Silveira destacou ser “defensor” da continuidade do governo Lula e que atuará para que o presidente entre no seu quarto mandato à frente do Executivo federal.

“Já deixei público que serei um militante, um defensor da continuidade do governo do presidente Lula. Portanto, eu esperarei a missão que ele me der, e é essa missão que eu vou cumprir, porque a lealdade e gratidão não se transmitem.”

A intenção de Silveira é concorrer ao Senado Federal em 2026, algo que ele pleiteou em 2022, mas não saiu vitorioso. Ele também já foi cotado para concorrer ao governo de Minas como alternativa ao senador Rodrigo Pacheco (PSD), nome defendido por Lula, mas que ainda não bateu o martelo sobre a disputa.

Durante o Conexões MME, Silveira foi questionado sobre o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PDT), que também é visto como um “plano B” para formar palanque ao presidente Lula em Minas Gerais. Em resposta, o ministro reforçou a ideia da reeleição do presidente.

“Eu estarei com quem o presidente Lula estiver. Nós temos uma grande oportunidade no Brasil, de ter o único líder da história que governa um país democrático pela terceira vez e vai governar pela quarta. Portanto, eu compreendo a dimensão da liderança do presidente Lula e eu quero muito ajudá-lo a terminar a sua biografia, no seu quarto mandato”, ressalta.

Conexões MME

As falas de Silveira foram dadas em coletiva de imprensa em evento realizado em Ipatinga, no Vale do Aço, que pretende marcar a retomada da indústria naval na região. Promovido pelo ministro de Minas e Energia, o encontro busca fortalecer a cadeia produtiva, a inovação industrial e o desenvolvimento regional, de forma a reconhecer a importância do Leste de Minas no desenvolvimento industrial do país. 

De acordo com informações da assessoria de Silveira, o Conexões MME busca aproximar o setor metalmecânico do Vale do Aço às grandes empresas e compradoras do setor de óleo, gás natural e da indústria naval brasileira. Promovido nesta quinta e na sexta-feira (6/2), o evento contará com a participação de grandes companhias, como a Petrobras, em diversas rodadas de negócio ao longo de dois dias de programação, para oportunidades de receita e geração de empregos. 

“Conheço de perto a história e a força da indústria do Vale do Aço e o potencial das empresas da região. Por isso, estamos criando a conexão entre a capacidade produtiva local e as oportunidades de negócios com grandes empresas nacionais dos setores de petróleo, gás e naval. Queremos buscar investimentos e o desenvolvimento econômico regional, gerando empregos e estimulando o crescimento do Vale do Aço”, afirmou o ministro.

A ação integra as políticas de retomada da indústria naval brasileira e da exploração de gás e petróleo. Entre as medidas, estão o Programa de Renovação da Frota Naval do Sistema Petrobras, Programa Mar Aberto, com construção de novas embarcações, e a Política da Depreciação Acelerada, conduzida pelo MME.