Adolescente de 14 anos levou um tiro de bala de borracha no olho. Mãe diz que a jovem deve voltar ao hospital nesta terça para saber se vai perder visão

SÃO PAULO

Policiais militares usaram cassetetes e balas de borracha para contra um grupo de garotas, em sua maioria adolescentes, que estavam na rua no Parque Santa Madalena, região de Sapopemba, na periferia da zona leste de São Paulo, na noite do último sábado (15). As informações são de moradores da região.

Uma das adolescentes, de 14 anos, foi atingida no olho por um tiro de bala de borracha. Ela passou por intervenção cirúrgica no Hospital São Paulo e foi liberada no final da tarde desta segunda-feira (17). De acordo com a mãe da garota, ela deve voltar ao hospital nesta terça-feira (18) para saber se perdeu a visão.

Da laje de uma das casas do bairro, um morador filmou o momento que dois policiais partem para cima de outras duas meninas e agridem uma. As imagens mostram o carro da Polícia Militar parando próximo a um grupo de jovens e dois PMs descem — um do banco de trás e outro do banco ao lado do motorista.

O vídeo mostra que assim que os policiais se aproximam, três rapazes correm e as duas meninas ficam paradas. Os PMs atacaram as meninas, atingindo uma com golpe de cassetete e aparentemente não consegue acertar a outra. Em seguida, as duas correm para a mesma direção que os rapazes foram primeiro.

A ocorrência foi apresentada no CDHS (Centro de Direitos Humanos de Sapopemba). A ONG, que atua na defesa dos direitos humanos na região, deve levar as informações para a Ouvidoria da Polícia e órgãos que vão dar continuidade às investigações.

Até a publicação desta reportagem, a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo) e a Polícia Militar não se posiciaram sobre a ocorrência.