Ricardo Feltrin

UOL

Nesta segunda-feira (14), o programa “Conexão Repórter”, de Roberto Cabrini, vai tratar de um tema “institucional” do próprio SBT: o assistente de palco e animador de auditório Gonçalo Roque, mais conhecido apenas como Roque. Aos 81 anos, e atravessando um período de problemas de saúde, Roque terá seus 45 anos de carreira relembrados pela produção da emissora. Paulista de Boa Esperança do Sul, Roque estreou na carreira artística nos anos 50, na rádio Excelsior.

Além do trabalho com Silvio Santos, foi vereador por três mandatos em Carapicuíba. Seu traquejo (e o de Liminha) foi fundamental para que o programa do patrão tivesse o chamado “público mais feminino e bonito do Brasil”. Quem sugeriu o “tema” do especial do “Conexão” desta segunda foi o próprio Silvio Santos, que anda preocupado com o estado da saúde do fiel escudeiro de décadas.

Desde outubro do ano passado, Roque já foi internado ao menos três vezes. Uma das vezes ficou 40 dias internado devido a uma hidrocefalia diagnosticada; uma outra vez se deveu a uma forte bronquite. Recentemente, Silvio ordenou que Roque dimimuísse o ritmo e que fosse trabalhar menos dias no SBT. Mas o assistente e escudeiro é tão teimoso quanto o patrão, e ignorou a recomendação. Tem ido quase todos os dias à emissora, embora sempre acompanhado por uma assistente indicada pela própria emissora. Mas não é a primeira vez que Roque será homenageado pelo SBT. Celso Portiolli já havia feito um “especial” com ele tempos atrás.