Mateus Solano está deixando a TV Globo. Após 20 anos, a emissora optou por não renovar o contrato fixo do ator, e ele está livre para participar de outros projetos. Trabalhos pontuais com o canal, porém, são possíveis.

 

"É desafiador e estimulante para mim estar aberto a novos projetos agora fora da Globo. A inquietude é base e força motriz para qualquer artista", afirmou o artista à colunista Fábia de Oliveira, do jornal Metrópoles.

O último trabalho de Mateus na Globo foi como jurado na 3ª temporada de The Masked Singer Brasil, comandado por Ivete Sangalo, que acabou em 9 de abril deste ano. A sua última novela foi Quanto Mais Vida Melhor! (2021), em que deu vida ao médico Guilherme Monteiro Bragança, um dos protagonistas da trama ao lado de Giovanna Antonelli, Vladmir Brichta e Valentina Herszage.

Solano é conhecido pela versatilidade e capacidade de transitar entre projetos exigentes. Intérprete de personagens memoráveis – quem não lembra, por exemplo, dos gêmeos Jorge e Miguel, de Viver a Vida (2009), ou do Félix Khoury, de Amor à Vida (2013), o vilão se transformou no protagonista da história, tendo ainda a honra de dar o primeiro beijo gay do horário nobre da toda poderosa.

Outras novelas de destaque de Mateus Solano foram: A Dona do Pedaço (2019), Pega Pega (2017), Liberdade Liberdade (2016), Gabriela (2012), Morde & Assopra (2011). As séries Maysa: Quando Fala o Coração (2009), Sob Nova Direção (2004-2007) e Escolinha do Professor Raimundo (2015-2020) também foram outros trabalhos do ator na emissora da família Marinho. Vale destacar, que ele tem um único trabalho fora do plim plim: a série Mateus, o Balconista (2008-2010), exibida pela Oi TV Móvel em programetes de três minutos cada.