Cem dias é tempo suficiente para muita coisa acontecer - e o Big Brother Brasil 24, da Globo, é uma prova disso. Teve desistência, expulsão, muitas brigas e tretas e momentos que entraram para a história do programa. A temporada, que começou no dia 8 de janeiro, termina nesta terça-feira (16), no centésimo dia de confinamento, com o baiano Davi, a amazonense Isabelle e o gaúcho Matteus na disputa pelo prêmio de R$ 2,92 milhões - o maior já pago pelo reality show. O BBB 24 deixa um legado de sucesso comercial, de boa audiência e de repercussão nas redes sociais, mas também com uma final previsível e com a reputação da produção em xeque após a maneira como lidou com casos envolvendo Wanessa Camargo e a grande briga entre Davi e MC Bin Laden (agora MC Binn).

“Chego ao fim da minha terceira temporada no BBB cheio de gratidão. É um privilégio ter tido a oportunidade de comandar um programa tão especial, de conhecer e trocar com essas pessoas que foram assunto de todo um país durante 100 dias. Cada um com a sua característica fez do BBB 24 uma edição histórica”, afirmou o apresentador Tadeu Schmidt, referindo-se aos 26 participantes que entraram na casa no primeiro dia de confinamento. De fato, eles fizeram história, com a maioria dos jogadores focados em conquistar os prêmios, chegar à final e vencer a competição.

Por isso, o BBB 24 pode ser conhecido como o “BBB do Davi” - “Conseguiu impor seu ritmo no decorrer da temporada, chegando ao cúmulo de definir o pódio justamente com seus principais aliados”, disse o jornalista Chico Barney, comentarista do reality, em texto publicado nessa segunda-feira. Ou da Beatriz, como defendeu a jornalista mineira e ex-BBB Ana Paula Renault no X, antigo Twitter: “Sem clubismo, sem fanatismo, o BBB 24 será conhecido como o BBB da Bia Brasil do Brasil. Gostando ou não, ela marcou”. Ou da Fernanda, a loba, que protagonizou momentos icônicos nos embates que teve com Alane e Beatriz, com frases como “Chora, bonequinha” e “Tem um filme chamado ‘127 Horas’” que repercutiram na internet. 

Responsável pelo perfil Clementino no Instagram (@euclementino), que comenta sobre o reality, Henrique Clementino analisa que o principal destaque desta temporada foram os participantes do grupo pipoca, maioria na casa - foram 20 anônimos e apenas seis famosos. “O público, há muito tempo, pedia que os camarotes fossem retirados ou diminuídos. A produção do programa atendeu isso. Então foi um programa que o protagonismo foi todo dos pipocas. O público queria ver mais um Big Brother raiz, de pessoas trabalhadoras, populares, que precisam do prêmio, e não de pessoas que estão ali só para ganhar seguidores ou aparecer e se tornarem artistas”, comentou.

O resultado pode ser constatado na audiência do BBB 24. Segundo levantamento, na TV aberta, o programa foi visto até o momento por 130 milhões de pessoas e registra média de 20 pontos de audiência e 43% de participação no Painel Nacional de Televisão (PNT).  A eliminação de Leidy Elin (26/3) foi a maior audiência às terças e a maior da edição em 2024, recorde desde a final do BBB 22. Nas redes sociais, o BBB 24 representou 86% de tudo que foi falado da Globo entre janeiro e abril e ficou todos os dias entre os assuntos mais falados do Brasil e do Mundo. No X (antigo Twitter), o reality teve, em média, 43 termos por dia nos TTs Brasil e 11 termos nos TTs mundo. Comercialmente, o BBB 24 chega ao fim com 31 marcas presentes na edição. 

Previsível e posturas questionadas

A presença de Davi na final do BBB 24 não é nenhuma surpresa para o público que acompanha o reality. Antes de o programa chegar à metade, o motorista de aplicativo já havia conquistado uma legião de fãs e, consequentemente, o favoritismo, mesmo com posturas e falas questionáveis. Posição dada a ele pelos demais participantes do BBB 24, que o perseguiram nas primeiras semanas. Depois, Davi passou a usar a postura dos adversários a seu favor. Provocou, articulou e não perdeu o foco no jogo e, mesmo não tendo um bom desempenho nas provas, chegou à final e, na noite desta terça-feira, deve faturar os R$ 2,92 milhões.

“O BBB 24 termina sem surpresa porque mais uma vez acontece aquela velha história dentro da casa, quando um participante é excluído dos demais e o público acaba abraçando”, explicou Henrique Clementino, referindo-se a outras vezes que isso aconteceu no reality, como no BBB 21, com Juliette. “O Davi desde o início foi meio colocado de lado na casa.  O público aqui fora abraçou ele”, pontuou.

 Além disso, outro incômodo do público com a edição 2024 do Big Brother Brasil tem a ver com as regras. Um caso polêmico diz respeito à expulsão de Wanessa Camargo, após a cantora acertar o pé de Davi enquanto estava embriagada, em uma cena que dividiu opiniões. O motorista foi ao confessionário e pediu a expulsão de Wanessa, que deixou o programa naquele dia. A Globo alegou que “Wanessa Camargo foi desclassificada do BBB 24 por descumprir uma das regras do programa”.

Em outra ocasião, Davi e MC Binn protagonizaram uma briga após o Sincerão que envolveu toda a casa e que poderia provocar a eliminação dos dois. Entretanto, Tadeu Schmidt limitou-se a dar uma bronca “paternal” nos dois no programa ao vivo, sem nenhuma punição. Bronca semelhante que ele deu em Leidy Elin, após a trancista jogar as roupas de Davi na piscina - antes, ela havia perguntado no confessionário se a atitude seria considerada agressão, e recebeu um “não” como resposta.  

“As críticas em relação ao BBB vão acontecer sempre. O programa divide opiniões e é impossível as decisões por parte da direção serem unânimes, sempre vai agradar uma parte do público e desagradar a outra”, disse Clementino. “É um show de realidade, nunca se sabe o que pode acontecer. Neste ano, acredito que um dos principais acontecimentos da edição foi o surto da Vanessa Lopes, que foi uma coisa gravíssima e que a produção ficou sem saber o que faria”, completou. “Acredito que essa foi uma edição que do início ao fim teve movimentação, teve repercussão; em nenhum momento ela foi uma edição morna. Toda semana acontecia alguma coisa que nos deixava presos ali querendo acompanhar mais e mais”, frisou.

Vem aí o BBB 25

A Globo já está de olho no BBB 25. A emissora informou na noite dessa segunda-feira (15) que as inscrições para a próxima edição estão abertas e será feita em dupla, no site do programa. Especula-se que em 2025 o reality show vai ganhar uma edição especial, dentro das comemorações dos 60 anos da Globo.

 

Fonte:otempo.com.br