Os vencedores do American Music Awards foram revelados na noite do último domingo (22). Apesar de The Weeknd, Justin Bieber e Dan+Shay terem levado o mesmo número de prêmios, com três cada, o grande nome da noite foi, mais uma vez, Taylor Swift. A cantora levou pela segunda edição seguida o prêmio de artista do ano e aumentou ainda mais o recorde de maior vencedora dos AMAs 2020.

Estrela pop que começou a carreira no country e, em 2020, lançou folklore, álbum que varia entre folk, art-pop e gêneros de música alternativa, Taylor Swift é legitimamente a queridinha dos AMAs. A cantora, agora, tem no currículo 32 prêmios dos American Music Awards, sem contar que em 2019 foi considerada pela premiação a artista da década. Este ano foram três troféus: artista do ano, videoclipe favorito, com Cardigan, e artista feminina favorita no gênero pop/rock. Mesmo sendo o grande nome da noite, Taylor não compareceu ao evento, pois está no trabalho de regravar as próprias músicas.

Além de Swift, os grandes vencedores da noite foram The Weeknd, Justin Bieber e Dan Shay. Weeknd dominou o soul/R&B, levando artista favorito, música favorita (Heartless) e álbum favorito (After hours). Bieber e a dupla country ganharam dois dos três prêmios em conjunto, a parceria que fizeram na música 10,000 hours venceu nas categorias colaboração do ano e música favorita no gênero country. Justin ainda levou artista masculino favorito de pop/rock e Dan Shay ganharam como duo ou grupo favorito de country.

Outro destaque ficou para Doja Cat. A rapper se sagrou artista revelação batendo os multi-indicados Roddy Rich e Megan Thee Stalion. A dona do sucesso Say so levou também artista feminina favorita em soul/R&B. Rich teve que se contentar apenas com o prêmio de álbum favorito dos gêneros rap/hip-hop, com Please excuse me for being antisocial, e Stalion com música favorita do mesmo gênero, com WAP em colaboração com Cardi B.

Contudo, nem só de entrega de prêmios é feito o American Music Awards. As performances ao vivo chamaram a atenção. Destacaram-se a boyband BTS, que também levou dois prêmios na noite; a cantora Dua Lipa, que venceu uma estatueta; e a parceria entre Maluma e Jennifer López, com duas músicas lançadas para o longa Marry me. A premiação ainda teve outra particularidade, os AMAs foram os primeiros a se aventurarem no retorno da plateia. Com os artistas presentes, a premiação teve mais vida, mas ainda assim seguiu as regras de distanciamento social e de segurança sanitária.