Estado de Minas entra na brincadeira e chama vencedores da promoção de vídeos sobre ex-Beatle a opinar

Paul McCartney é um mestre na arte de manter os fãs sempre próximos e interessados. Aos 76 anos, o ex-Beatle se mostra também um ás no manejo das redes sociais para alimentar a aproximação com o público. Exemplo disso é o desafio em andamento em seus canais para que fãs reproduzam as performances dos personagens vistos nos clipes de Come on to me. Sim, Paul McCartney lançou na semana passada não um, mas quatro clipes do single integrante de Egypt station, seu décimo-sétimo álbum de estúdio. O disco estreou em primeiro lugar no iTunes em diversos países e já atingiu mais de 30 milhões de execuções no Spotify.

Os vídeos contam histórias semelhantes de três personagens diferentes – um segurança, um dono de food truck e uma camareira. Os trabalhadores estão em mais um dia enfadonho, quando escutam Come on to me, que os convida a dançar de um modo que contagia as pessoas ao seu redor. O quarto vídeo é uma fusão dos outros três.

Paul McCartney propôs aos seguidores eleger a versão favorita dos vídeos e tentar “fazer melhor” – dividindo com todos o resultado, obviamente. O clipe protagonizado pelo segurança Fred lidera as preferências; Ali, o dono de food truck, vem em segundo lugar, e Elsa, a camareira, está na lanterna da disputa. O Estado de Minas convidou os vencedores de sua promoção Desperte seu lado Paul do rock a também votar no “time” favorito. Em 17 de outubro de 2017, eles ganharam o privilégio de assistir ao ensaio e fazer uma foto com Paul McCartney no Mineirão, antes do segundo show do ex-Beatle na capital mineira. A promoção consistia em declarar em vídeo seu amor a Paul McCartney cantando uma de suas músicas. As 10 interpretações mais criativas venceriam.

Daniela Godoy, cujo vídeo foi postado pela equipe de Paul McCartney em seu Instagram (honraria dada também a Gabriel Maia), elegeu o clipe de Fred como seu favorito. “Achei muito bacana o vigia noturno da loja de departamentos que decide romper com a monotonia, coloca a música para tocar e sai dançando e cantando pela loja vazia, numa explosão cativante de energia e bom humor. A cena da dança com o manequim na vitrine é hilária”, opina.

Ela diz ter achado muito interessante que os três clipes tenham como pano de fundo uma mensagem que extrapola o mero aspecto lúdico da música e da dança. “Interagindo com os fãs numa espécie de competição de brincadeira entre os ‘times’ dos personagens principais de cada vídeo, Paul transfere os seus holofotes para os três protagonistas: Elsa, Fred e Ali, indivíduos que poderiam ser reconhecidos como imigrantes ou pertencentes aos grupos identitários mais vulneráveis socialmente, exercendo profissões que são normalmente pouco ou nada valorizadas pelas pessoas com quem interagem no seu dia a dia”, analisa.

A advogada ressalta o fato de um artista com o alcance global de Paul McCartney ter a sensibilidade de valorizar e dar destaque a pessoas que são normalmente menosprezadas pela profissão que exercem. “Especialmente no atual contexto mundial de acirramento de desigualdades sociais, intolerância, xenofobia e racismo”, frisa.

FANTÁSTICA

O paulista Cássio Delmanto, que é advogado e foi o único vencedor de fora de Minas Gerais, também elegeu a versão de Fred. “O vídeo já começa engraçado, quando ele faz aquela cara de que está de ‘saco cheio’ de escutar aquelas típicas músicas instrumentais de elevador saindo pelos alto-falantes da loja, o que o motiva a ligar a fantástica nova música do Macca, que Fred não só domina, mas toma para si, trazendo os passos de dança mais despretensiosos e divertidos entre as três versões. Sem contar, claro, suas expressões impagáveis”, avalia. Fred também cativou o estudante Gabriel Bueno. Para ele, o segurança é o que melhor traduz com sua dança cômica e peculiar o astral do novo hit de Paul McCartney. “Além disso, ele é o único que consegue contagiar com seu próprio ânimo!”, justifica.

Seu xará, o estudante de direito Gabriel Rodrigues Maia, que venceu o concurso com uma versão funkeira de A hard day’s night, também cravou Fred como seu preferido. “Ser sensível musicalmente é dançar e se emocionar ao escutar as composições que tocam nosso ser. Toda vez que escuto uma canção dos meus músicos preferidos, a reação não pode ser outra – o divertimento e a felicidade são evidentes. Por isso sou #COTMTeamFred. Ele demonstra muito bem minhas reações ao sentir a força da obra de Paul McCartney, meu compositor preferido. Colocar um disco ou ir a um show de Paul é isso – extravasar, cantar e dançar da maneira mais intensa possível, assim como Fred faz no vídeo”, afirma.

As estudantes de medicina Bianca Mazzoni e Isis Baroni também aderiram ao “time Fred”. “Fred é muito expressivo, alegre e o mais carismático dos três. O ponto alto, na minha opinião, é a cena da vitrine, que foi repetida em contextos diferentes nos outros vídeos, mas nunca com a mesma graça”, diz Bianca. O clima descontraído dessa versão também chamou a atenção de Isis. “Achei sensacional e muito divertido. Parece eu dançando aqui em casa, toda vez que me lembro de que o Estado de Minas me levou para conhecer o Paul”, brinca.

Para o jornalista Rodrigo James, o vídeo que tem mais relação com a letra da música é o de Ali, o dono do food truck. “Vejo-o perfeitamente dizendo aquela letra, que tem a ver com sua história de querer conquistar a garota. Mas, definitivamente, a melhor dança é a de Fred. Seus movimentos são os mais típicos de quem quer se jogar sem limites. Por isso mesmo meu preferido é o dele”, opina.

A jornalista Luana Ferreira foi a única entre os vencedores ouvidos pela reportagem a não preferir o clipe do segurança. A camareira Elsa é sua favorita. “Ela me lembra de nós, mulheres latinas, seja pelo nome, pelo gingado e, claro, pela empolgação em cantar músicas do Paul em qualquer lugar. Sua legenda, descrita na página oficial, fala da sua boa energia, mais uma coisa em comum com a gente. Meu voto é dela.”

TRÊS JEITOS DE CONTAR
Saiba como são os personagens dos clipes do single Come on to me na descrição do site oficial de Paul McCartney

Fred:Fred “Little Freddie” Maxwell tem uma energia contagiante e trabalha como guarda de segurança em uma loja de departamentos de luxo. Ele concorda que é um trabalho muito monótono, fazer as rondas e verificar as portas, mas a solidão lhe dá tempo de sobra para estudar, pois ele sabe que, no final, vai dar certo. Freddie adora se divertir – não importa o que aconteça.

Ali:Um americano da primeira geração, admite ser “um filhinho da mamãe” – mas de um jeito bom. A sra. e o sr. Almohri vieram para os EUA como imigrantes da Síria para construir uma nova vida e criar os seus três filhos (o nosso personagem é o do meio). Ali é o único solteiro, então ele se oferece para fazer o serviço noturno no caminhão de comida da família. Mas às 2h, quando o mundo começa a desacelerar, Ali adora ligar sua caixa de som. Ali é trabalhador, confiante, alegre. O romântico que nutre paixão escondida por uma jovem que frequenta o food truck. O objetivo de Ali na vida é encontrar uma esposa.


Elsa: Mãe de três filhos, ela trabalha em dois empregos para sustentar sua família. Seus dias são gastos como costureira e as noites limpando escritórios corporativos em um arranha-céu. Ela envolve seus filhos com amor e tudo o que faz na vida é para sua família. Elsa é o símbolo da positividade e irradia boa energia. Luzes fluorescentes e escritórios executivos vazios são o pano de fundo para sua festa de dança enquanto trabalha.