O fundador da banda O Rappa estava internado desde o início do mês com um quadro de infecção generalizada, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC)

Marcelo Yuka morreu no fim da noite desta sexta-feira (18), no Rio de Janeiro
Marcelo Yuka morreu no fim da noite desta sexta-feira (18), no Rio de Janeiro

Morreu, aos 53 anos, no fim da noite desta sexta-feira (18), no Rio de Janeiro, o músico Marcelo Yuka, fundador da banda O Rappa. Ele estava internado desde o dia 2 de janeiro, no hospital Quinta D'Or, na zona norte do Rio, em estado grave, com um quadro de infecção generalizada, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).

Segundo a unidade médica, a causa da morte foi um AVC isquêmico. Em respeito à família, não foi informado, por ora, o horário e local do velório de Yuka.

No último dia 4, surgiram boatos nas redes sociais e alguns portais chegaram a publicar a morte do baterista e compositor, o que foi desmentida por amigos e familiares em seguida.

Trajetória

Marcelo Yuka, nome artístico de Marcelo Fontes do Nascimento Viana de Santa Ana, era um dos fundadores da banda O Rappa e, anos depois, idealizador do grupo F.UR.T.O. Sua vida sofreu uma forte guinada desde o dia em que acabou baleado em um assalto no Rio na noite do dia 9 de novembro de 2000.

Yuka tentou impedir que oito bandidos roubassem o carro de uma mulher, nas esquinas das ruas Andrade Neves e José Higino, no bairro da Tijuca, Zona Norte do Rio. Os bandidos dispararam nove tiros no músico, todos pelas costas, e um dos disparos atingiu a segunda vértebra torácica. Ele nunca mais conseguiria andar e se tornou cadeirante.

A limitação física nunca o impediu de participar ativamente da cena cultural e política, tornando-se uma das referências nas redes sociais.

Em 2012, ele concorreu como vice na chapa de Marcelo Freixo (PSOL) à prefeitura do Rio. Yuka havia sofrido outro AVC em agosto do ano passado.

Nas redes sociais, amigos lamentam a morte do arista.

Maria Rita lembrou os versos de Yuka:

"Marcelo Yuka descansou… Que a obra dele siga tocando as almas pra todo o sempre, especialmente neste momento que vivemos. 'PAZ SEM VOZ NÃO É PAZ. É MEDO.' Que ele descanse em Luz... Que é o que ele merece", escreveu a cantora.

Veja abaixo algumas homenagens:

Maria Rita
@MROFICIAL

bacanudxs… marcelo yuka descansou… que a obra dele siga tocando as almas pra todo o sempre, especialmente neste momento que vivemos.

“PAZ SEM VOZ NÃO É PAZ. É MEDO.”

que ele descanse em Luz… que é o que ele merece.

emicida
@emicida

Obrigado Marcelo Yuka.
Descanse em paz, soldado da música que agora se mescla ao universo e ilumina os caminhos dos que a utilizam como arma para guerrear em nome de um futuro melhor para a maioria das pessoas! ❤️❤️ </div></div><div class=

Publicidade