Em 2023, a Filarmônica de Minas Gerais celebra seu 15º aniversário. Além de uma programação extensa, diversa e empolgante, a Orquestra fará dois concertos comemorativos, nos dias 24 e 25 de fevereiro, às 20h30, na Sala Minas Gerais, para homenagear, principalmente, aqueles que diretamente fizeram a história da orquestra nestes quinze anos: seus músicos e musicistas. Os ingressos, a R$ 50 (meia) e R$ 100 (inteira), para a apresentação do dia 25 de fevereiro estão à venda no site www.filarmonica.art.br e na bilheteria da Sala Minas Gerais.

Valorizando cada seção da Orquestra, serão apresentadas a Bachiana Brasileira nº 9 (para cordas), de Villa-Lobos; a Serenata, op. 7, (para sopros) de Richard Strauss, e Mitos Brasileiros de Ney Rosauro, homenageando o naipe de percussão. Na segunda parte, o violinista sérvio Roman Simovic, primeiro spalla da Filarmônica e hoje spalla da Sinfônica de Londres, executará o Concerto para violino de Miklós Rósza. Ao final, a Orquestra completa se reúne para interpretar a famosa La Valse de Ravel, encerrando um concerto que promete ser inesquecível.

Para Fabio Mechetti, a Filarmônica de Minas Gerais conseguiu, em um curto espaço de tempo, se posicionar como o maior projeto sinfônico da América Latina neste milênio, ao embarcar numa viagem cultural que busca explorar a riqueza viva da história da música universal, por meio do trabalho contínuo dos músicos, solistas e regentes convidados, das equipes técnica e administrativa, e de todos os que dão apoio e significado ao projeto. 

“Da ousadia e da ambição que nortearam a criação da Orquestra, formada por um grupo de jovens talentosos e promissores músicos do Brasil e do exterior, ao reconhecimento que hoje temos ao nível internacional, a Filarmônica vem sendo exemplo de uma ação que muito nos honra e orgulha”, destaca. 

O maestro comenta que a Orquestra vive momentos de grandes realizações, mas permanece fiel à missão a que se propõe, de atuar como força de transformação da sociedade, concerto a concerto. “Nesse tempo, Minas Gerais também conquistou uma sala de concertos reconhecida internacionalmente pela qualidade acústica e por seu maravilhoso desenho arquitetônico, a Sala Minas Gerais. Nela, aconteceram alguns dos momentos mais emocionantes da vida cultural de Belo Horizonte nos últimos anos”. 

A Temporada 2023 celebrará tudo isso. “Nos próximos anos, queremos não só consolidar esse indiscutível portfólio de conquistas, mas buscar novos horizontes, da formação de público ao fomento à criatividade musical e à constante busca de qualidade”, diz Fabio Mechetti, ao lembrar que a história da Filarmônica de Minas Gerais não seria possível sem a participação de todos os que acreditam na visão e nas possibilidades do projeto.

“Desde 2008, o Governo de Minas Gerais tem sido parceiro direto nesta ação de transformação cultural e social do povo mineiro, assim como nossos patrocinadores, que reconhecem o singular trabalho da Filarmônica. Também é preciso agradecer à sociedade, ao público em geral e aos assinantes, que, com sua confiança e seu aplauso, nos fortificam constantemente”. 

Os números da Filarmônica (2008 a dezembro/2022)
1.408.367 espectadores
1.118 concertos realizados
1.228 obras interpretadas
118 concertos em turnês estaduais
39 concertos em turnês nacionais
9 concertos em turnê internacional
606 notas de programa publicadas no site
225 webfilmes publicados (20 com audiodescrição)
1 coleção com 3 livros e 1 DVD sobre o universo orquestral
4 exposições itinerantes e multimeios sobre música clássica
10 CDs lançados
1 Indicação ao Grammy Latino 2020 (CD Almeida Prado – Obras para piano e orquestra – Categoria de Melhor Álbum Clássico)

Serviço
Concerto Especial – 15 anos da Filarmônica
24 e 25 de fevereiro de 2023 – 20h30
Sala Minas Gerais
Ingressos em www.filarmonica.art.br