80 ANOS

Reconhecido como patrimônio cultural mundial pela Unesco e um dos principais cartões-postais de Belo Horizonte o Conjunto Moderno da Pampulha está completando 80 anos. No próximo domingo (23) será realizado um evento para comemorar o marco, com a cantora Fernanda Abreu se apresentando de graça na Praça da Pampulha ao lado de Augusta Barna, destaque da cena musical belo-horizontina contemporânea.

A programação também terá show de outros artistas e apresentação de teatro no evento “Fecomércio Pampulha Celebra”. A programação acontece a partir das 14h. Além de Fernanda Abreu, haverá baile sonoro e oficina do Forró Sound System; “Festival EmBrasa Brass”, do Bloco Magnólia, com convidados internacionais; e espetáculo teatral “As Cores da América Latina”, do grupo Panorando Cia e Produtora, de Manaus (AM), atração em parceria com o Festival Internacional de Teatro - FIT BH.

“O Sistema Fecomércio MG é um parceiro histórico da cultura e do turismo de Belo Horizonte, por meio da atuação do Sesc e do Senac. A economia da cidade ganha muito quando os setores ligados ao turismo e ao entretenimento são fortalecidos e valorizados. Por isso, para o Sesc, fazer parte dessa celebração do Conjunto Moderno da Pampulha, oferecendo uma programação gratuita e acessível, é motivo de muita satisfação e uma forma de cumprirmos nosso compromisso de democratizar a cultura e o lazer, fazendo da nossa capital uma cidade cada vez mais diversa e agradável ”, afirma Nadim Donato, presidente do Sistema Fecomércio MG.

Programação aniversário Pampulha

A programação começa às 14h, com o baile sonoro e a oficina do Forró Sound System. Direcionado a todas as idades, o projeto já marcou presença em importantes eventos do calendário cultural da cidade, como “Arraial de Belo Horizonte” e “Virada Cultural de Belo Horizonte”, levando professores de dança para praças e ruas, e convidando as pessoas a aprenderem os passos básicos deste cativante ritmo nordestino.

Nesta edição especial, o grupo convida para discotecar os coletivos "Do Sertão ao Asfalto", com o DJ Fred Boi, e o coletivo de rua "Ponto Nordeste", representado pelo DJ Dioh. Além do baile sonoro de luxo, estarão presentes os professores e artistas Guilherme Veras e Viviane Pernambuco, ensinando o público a dançar em uma rápida e prática oficina.

Em seguida, às 15h, o evento recebe uma atração do “Embrasa Brass”, festival que enaltece a música instrumental e os instrumentos de sopro, criado pelo Bloco Magnólia, um bloco inspirado nos cortejos de jazz de Nova Orleans e que se tornou referência nacional no estilo, abrindo espaço para novos grupos da cena instrumental.

No domingo será anfitrião e terá como convidada Neris Rodrigues, mulher nordestina, trombonista e que está circulando com seu trabalho autoral; Nestor Lombida, renomado regente cubano que reside em Belo Horizonte e é uma enciclopédia da música negra africana; e Idowu Akinruli, músico performer nigeriano que mora no Brasil.

Completando as apresentações da tarde, às 17h30 será encenada a peça de teatro “As Cores da América Latina”, produzida pelo grupo Panorando Cia e Produtora, que desembarca na capital mineira direto de Manaus (AM). A montagem, integrante desta edição do FIT BH (Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte), é inspirada em três manifestações culturais latino-americanas: “Fiesta de la Tirana (Chile), Huaconada (Peru) e Cavalo-Marinho (Brasil). Os atores misturam expressões de dança, teatro e circo, a partir de uma estética de cores vibrantes, tendo todos os personagens com os rostos camuflados por máscaras de Fofão – tradicional figura do Carnaval maranhense.

Para encerrar a festa, às 19h, Fernanda Abreu realiza um show regado a pop, samba e funk carioca – estilo este que ajudou a popularizar. A apresentação da cantora e compositora carioca reúne os principais sucessos de sua carreira, iniciada nos anos 80, que conta com músicas como “Garota Sangue Bom”, “Rio 40 Graus” e “Você Pra Mim”. 

Pampulha 80 Anos

Inaugurado em 1943, o Conjunto Moderno da Pampulha concentra criações arquitetônicas, paisagísticas e artísticas de Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Cândido Portinari. As obras desses artistas estão abrigadas no Museu de Arte da Pampulha, na Casa do Baile – Centro de Referência da Arquitetura, Urbanismo e Design, no Iate Tênis Clube, no Museu Casa Kubitschek e no Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis, conhecido como Igrejinha da Pampulha. Em 16 de julho de 2016, o Conjunto Moderno da Pampulha foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

Serviço

“Fecomércio Pampulha Celebra” (*)
Data: domingo (23)
Horário: a partir de 14h
Local: Praça da Pampulha - Praça Geralda Damata Pimentel (Rua Versília, s/n, Pampulha)
(*) Entrada gratuita, sem necessidade de retirada de ingressos
Programação
14h - Forró Sound System: DJs e artistas da dança
15h - “Festival EmBrasa Brass”: Show Bloco Magnólia e convidados
17h30 - Peça: “As Cores da América Latina”, Panorando Cia e Produtora (AM)
19h - Show: Fernanda Abreu (RJ) convida Augusta Barna

 

almanaque@hojeemdia.com.br