Rio de Janeiro - A banda punk norte-americana Dead Kennedys, que tocaria no Brasil no final de maio, cancelou a turnê que passaria por Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte alegando que a polêmica causada pelo cartaz de divulgação colocaria a segurança do público em risco.
A arte da turnê foi publicada na segunda-feira (22) e trazia uma família de "Bozos" sorridentes empunhando armas e vestidos com camisas que faziam referência à Seleção Brasileira, além de tanques de guerra e uma favela em chamas. Um dos filhos "Bozo" dizia em (tradução livre do) inglês: "Adoro o cheiro de pobres mortos pela manhã".
O assunto rapidamente viralizou nas redes sociais e levantou todo o tipo de reação, favoráveis e contrárias. No dia seguinte (23), a banda lançou um comunicado oficial explicando que não havia autorizado o uso do pôster feito pelo artista Cristiano Suarez. "O Dead Kennedys é uma banda punk americana icônica que é conhecida por suas declarações políticas e assume uma forte posição anti-fascista, anti-violência, no entanto, a banda sente que não pode presumir saber o suficiente sobre situações em outros países para entrar em suas políticas específicas", escreveu.
E, nesta sexta-feira (26), o Dead Kennedys, que já teve à frente o vocalista Jello Biafra, lançou novo comunicado, desta vez anunciando o cancelamento da turnê.
Ok Pessoal; o promotor no Brasil realmente não soube como gerenciar as coisas da forma correta. Sem nos contatar sobre o assunto, ações estúpidas foram tomadas e que fizeram com que os pregadores de ódio se manifestassem por todos os lados. Mesmo assim, nós consideramos que o pôster ficou bem legal e (n)ós concordamos com a ide(i)a; as consequências criaram uma situação bastante perigosa para nossos fãs que frequentam nossos shows. Nós nunca colocamos nosso público em risco, visto que isso não representa o que somos. Por esta razão, infelizmente estamos bastante tristes em informar que a banda não mais poderá tocar no Brasil este ano; sentimos que esta é realmente a única alternativa de manter as pessoas seguras. Nós faremos uma doação da porcentagem dos rendimentos que nos foram antecipados para uma instituição de caridade.
-Dead Kennedys