A Orquestra Ouro Preto está completando 20 anos de atividades ininterruptas em 2020. Nesta sexta-feira (21), a partir das 20h30, o projeto celebrará o aniversário com um concerto transmitido ao vivo através do YouTube, diretamente de Belo Horizonte e sob a regência e direção artística do Maestro Rodrigo Toffolo. O repertório vai mesclar concertos que marcaram a história de versatilidade da Orquestra, a exemplo de canções do pernambucano Alceu Valença (juntos, eles realizaram os shows Valencianas e Valencianas II), dos Beatles, de Fernando Brant e Milton Nascimento, além sucessos do cinema e mais.

"Vamos fazer um passeio pela nossa discografia. Será a primeira vez que vamos apresentar no mesmo concerto um repertório que abrange vários projetos da nossa trajetória de duas décadas. É uma live para celebrar e mostrar a versatilidade do nosso repertório", diz o Maestro Rodrigo Toffolo. Para garantir a segurança dos músicos, produtores e de toda equipe envolvida no projeto, a Orquestra contratou o médico infectologista dr. Aílton Alves Júnior, que desenvolveu um protocolo a apresentação.

A live terá também uma parceria de solariedade através do Mesa Brasil Sesc, um programa nacional de segurança alimentar e nutricional que distribui alimentos para famílias carentes, dedicado ao combate à fome e ao desperdício. Para mais informações, acesse o endereço www.orquestraouropreto.com.br

Lançamentos online
Em consequência do espalhamento acelerado da Covid-19, desde o mês de março os músicos, o maestro e demais funcionários da Orquestra se uniram a esse esforço coletivo e têm mantido as atividades virtuais. O público tem recebido, pelas redes sociais e aplicativos de streaming, concertos inéditos que foram resgatados, os lançamentos previstos para a Temporada 2020 e novos arranjos feitos especialmente para a quarentena.

No mês de julho, foi lançado em todas as plataformas digitais, o álbum Orquestra Ouro Preto - The Beatles Vol. 2. "Esse é um trabalho muito importante na nossa história e vem corroborar com todo o experimentalismo que a Orquestra tem. É uma oportunidade para as pessoas que estão em isolamento social de encontrarem na música um afago", destaca o Maestro Rodrigo Toffolo.

O lançamento da versão em DVD está previsto para o fim deste ano com os vídeos vencedores do Prêmio Orquestra Ouro Preto The Beatles. Com patrocínio da Vale, SulAmérica e AngloGold Anshanti, o concurso foi criado para fomentar o setor de audiovisual e distribuiu R%uFE6950 mil para os ganhadores. Foram recebidas quase 200 propostas de vídeos de todo o Brasil.

Outra novidade é a parceria de sucesso entre o cantor e compositor Alceu Valença e a Orquestra Ouro Preto, que reuniu multidões em shows pelo Brasil e Portugal e ganhou uma nova versão durante a quarentena. É o projeto Valencianas em Casa que ousa levar a beleza da musicalidade mineira e pernambucana para o público, em casa, dividido em três atos. De casa e isolados, o Maestro Rodrigo Toffolo, Alceu Valença e os músicos da Orquestra convidam o público para cantar juntos esse hino de esperança: "Tomara Meu Deus Tomara / que tudo o que nos separa / não frutifique e não valha".

Aulas online
Outra vertente do grupo é a Academia Orquestra Ouro Preto, projeto socioeducacional que foi mantido e ampliado. Criada em 2019, com patrocínio da SulAmérica, a Academia surgiu com a proposta de aperfeiçoar e lapidar o talento de jovens violinistas, violistas, violoncelistas, contrabaixistas e percussionistas. "São músicos já iniciados, mas que encontram uma série de obstáculos para dar prosseguimento ao sonho de se tornarem profissionais, sobretudo, devido ao alto custo dos investimentos", explica Toffolo.