Relação do cantor com a mãe adotiva e preconceito são alguns dos temas abordados

 

Milton Nascimento costuma dizer que sua música “Lília” é instrumental porque não há palavras para descrever sua mãe. Lília Silva, que o adotou quando ele tinha 2 anos, também é personagem fundamental na montagem “Bituca: Milton Nascimento para Crianças”, que estreia em BH neste domingo. A relação dos dois durante a infância de Milton, e como Lília o ajudou a enfrentar o fato de ser uma criança negra educada em um ambiente de pessoas brancas, são permeadas por 23 músicas do artista, como “Coração de Estudante” e “Canção da América”. 

O espetáculo, que estreou no Rio de Janeiro em 2017, integra a iniciativa Grandes Músicos para Pequenos, criada em 2013 e que já homenageou Luiz Gonzaga, o compositor Carlos Alberto Ferreira Braga (Braguinha), além de Caetano Veloso e Gilberto Gil. “Não sei dizer se esta é a peça com texto mais denso do projeto. No de Luiz Gonzaga, por exemplo, abordamos falta de água no Nordeste e os amores proibidos. O que sei é que este é o espetáculo em que as mães mais se emocionam, porque fala do amor materno, de ele ter uma mãe que já foi para o céu e outra aqui. E a mãe do Milton (Lília) é uma grande guia das descobertas dele”, diz Pedro Henrique Lopes, que assina o texto e também integra o elenco da montagem. 

Além dele, os atores Udylê Procópio, Martina Blink, Aline Carrocino, Anna Paula Black e Marina Mota recriam trechos da vida de Milton, com liberdade ficcional. “A morte da mãe biológica, o fato de a filha da patroa da avó do Milton se afeiçoar a ele, tudo isso são coisas reais, mas, o momento da escola (na peça), em que ele vai lidar com bullying, isso foi criado a partir da figura que ele é”, explica Lopes. 

O autor pontua que é um desafio escrever para os pequenos. “Uma das nossas preocupações é não tratar a criança como boba. Nesse texto, que envolve racismo e preconceito, uma das nossas preocupações maiores era não falar ‘isso é certo, isso é errado’: nosso intuito era deixar que a criança tirasse conclusões para aprender a lidar com situações na vida”, diz. </CW>

Serviço. Diversão em Cena ArcelorMittal apresenta “Bituca: Milton Nascimento para Crianças”. Domingo (16), às 16h, no Centro Cultural Minas Tênis Clube (rua da Bahia, 2.244, Lourdes). Ingressos a R$ 20 (inteira)