MERECEM E PRECISAM

A semana começou quente em Belo Horizonte e, pelas ruas, não é difícil encontrar pessoas sem camisa, procurando sombra ou se refrescando com uma água geladinha. Mas, e os pets? Será que eles também sobre com o aumento das temperaturas. A resposta é sim.

É preciso ficar mais atento aos bichinhos de estimação. Da mesma forma que os humanos enfrentam uma série de desafios decorrentes ao calor, os animais de estimação também enfrentam e demandam cuidados especiais. A veterinária Lays Fernandes, destaca a importância de ter o cuidado redobrado com os nossos companheiros em dias de muito calor.

Durante o período seco muitos animais podem sofrer com a desidratação, como os gatos. Para amenizar esse problema, Lays sugere colocar pedrinhas de gelo em várias vasilhas de água em cada cômodo se possível, pois eles bebem menos água. Também é interessante fornecer sachês para os gatos como um acréscimo de mais água.

A médica afirma que é essencial oferecer água geladinha, picolé de frutas (sem açúcar, mas lembrando que não são todas as frutas que podemos dar para os animais), pedrinhas de gelo de iogurte natural. “Alimento humano, picolé e sorvete, não devem ser oferecidos aos pets.

Em relação aos passeios diários com os animais, a médica aconselha a sair no início da manhã ou ao anoitecer, porque durante a parte da tarde o sol está muito quente e pode ocorrer queimaduras devido a temperatura do chão. Os cãezinhos com focinho curto, devem fazer passeios leves e de curta distância.

Outras dicas:

Usar protetor solar;
Deixar um umidificador de ar no ambiente em que o pet costuma ficar;
Passeios noturnos;
Tapetes gelados para os pets;
Uso de sapatinhos na hora do passeio.