DESEMBARQUE

Os mineiros que resolveram esperar passar o tumulto das festas de fim de ano para curtir uns dias de férias no Rio de Janeiro com a família, estão confusos: todos os voos saindo de Confins, em Belo Horizonte, agora terão como destino o Galeão (GIG)? A resposta é não. Enquanto algumas viagens, como as da Gol, passarão integralmente para o terminal internacional na capital carioca, ainda é possível desembarcar no Aeroporto Santos Dumont (SDU) por outras companhias, como a Azul. 

A confusão se instaurou quando, em agosto do ano passado, o Ministério dos Portos e Aeroportos anunciou a mudança de voos do terminal de Santos Dumont, no centro do Rio, para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, na Ilha do Governador. A resolução determinava que todos os voos do SDU deveriam ter chegadas e partidas a um raio de 400 quilômetros e que ele não mais receberia desembarques internacionais.

A medida passaria a valer a partir de janeiro de 2024. O objetivo da mudança era resolver a crise do Galeão, que tem a maior pista comercial do Brasil, mas vem operando abaixo da sua capacidade nos últimos anos. Enquanto, do outro lado, o SDU operava no limite. 

Após um debate no setor, o Ministério acabou revogando a determinação em novembro do ano passado e publicando uma nova medida que determina que o Aeroporto Santos Dumont passa a operar sem restrições de destinos, mas com um limite de 6,5 milhões de passageiros por ano.

Segundo o Ministério a gestão dos voos é realizada pelas companhias aéreas juntamente com o operador aeroportuário.

A reportagem de O Tempo verificou que a companhia aérea Azul está retomando, gradativamente, seus voos de BH para o Rio, com desembarque no Santos Dumont. 

Já a Gol, decidiu que os voos diretos de Confins para o Rio terão como destino o Galeão. Viagens para SDU somente de/para Congonhas (SP) e Brasília (DF). Agora, para desembarcar no terminal, saindo de Minas, é preciso fazer uma escala em um destes destinos.

O mesmo acontece na Latam. Para pousar no aeroporto de Santos Dumont saindo de Confins, o viajante deverá fazer uma escala em Congonhas. 

O terminal do Galeão fica na Ilha do Governador, na região Norte do Rio, a 24 quilômetros da orla da zona sul e com passagem pela Linha Vermelha. Há ônibus, BRT, táxis e carros de aplicativo disponíveis no local. O meio mais utilizado, com menos perrengue e melhor custo benefício, é o táxi comum. Uma corrida até o centro fica, em média, R$ 70. Já o aeroporto Santos Dumont, preferido dos turistas, fica localizado bem no centro do Rio. 

Informações sobre o terminal do Galerão podem ser consultadas no site: riogaleao.com/passageiros.

Fonte:otempo.com.br