FUNCIONÁRIOS FANTASMA

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra supostos servidores da Câmara Municipal de Contagem, na região Metropolitana de Belo Horizonte, aparentemente fraudando o sistema de ponto eletrônico do Legislativo da cidade. O registro mostra algumas pessoas entrando na Casa com o cartão funcional em mãos e, logo em seguida, indo embora sem que, teoricamente, tenham cumprido suas jornadas de trabalho no Legislativo. 

A assessoria da Câmara nega qualquer irregularidade e alega que o vídeo mostra poucas pessoas - sem que elas sejam identificadas -, têm diversos cortes e não detalha os horários ou a justificativa de cada um dos supostos servidores.

“Lamentavelmente, pessoas com propósitos exclusivamente de promoção pessoal divulgaram, de forma irresponsável, imagens editadas que não refletem a realidade dos fatos, não sendo possível identificar, por exemplo, data e horário do que foi registrado nessas imagens”, diz a nota da instituição.

O autor do vídeo é Mauricinho do Sanduiche, que já foi candidato a vereador e deve disputar o cargo novamente em 2024. Segundo ele, as cenas se repetem no horário de chegada, de almoço e na saída dos servidores. Ele nega que as imagens tenham sido forjadas.

“A respeito dos fatos relatados no vídeo, protocolamos uma denúncia no dia 30 de abril de 2024 ao Ministério Público de Contagem, que tem a competência, a prerrogativa e o dever de investigar os fatos graves por nós denunciados. Nós presenciamos, por várias semanas, os fatos apresentados na publicação. A denúncia ao MP está mais detalhada e as imagens completas que estão em nossa posse são irrefutáveis. Como cidadãos não podemos aceitar isso”, afirma.

As imagens começaram a circular nas redes sociais nesta semana, porém, o autor diz que gravou as imagens entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2024. 

A Câmara Municipal de Contagem, através de sua assessoria, divulgou que os videos não correspondem à verdade e que tomará todas as medidas cabíveis para punir os responsáveis.

Mauricinho do Sanduiche disse que esperava outra postura da Câmara. "Seria mais prudente se a Câmara, diante de qualquer denuncia que envolva os vereadores, se posicionasse dizendo ao menos que as denúncias seriam apuradas e averiguariam a veracidade dos fatos denunciados e não dando uma nota como a que foi dada sem dar a devida importância a essa denúncia tão séria", diz.

Leia a íntegra da resposta da Câmara de Contagem:

A Câmara Municipal de Contagem vem a público repudiar um vídeo que circula nas redes sociais sobre suposta prática que burla o sistema de ponto eletrônico.

É preciso, antes de mais nada, informar que a implantação do controle por ponto eletrônico no Legislativo municipal é um dos poucos existentes na Região Metropolitana, sendo uma medida de grande contribuição para a transparência e eficiência da gestão.

Lamentavelmente, pessoas com propósitos exclusivamente de promoção pessoal divulgaram, de forma irresponsável, imagens editadas que não refletem a realidade dos fatos, não sendo possível identificar, por exemplo, data e horário do que foi registrado nestas imagens.

A Câmara Municipal de Contagem já adotou todas as medidas necessárias de apoio aos nossos servidores e também irá tomar todas as medidas cabíveis, inclusive judiciais, para que os responsáveis respondam pelos seus atos.