TUMULTO

A aplicação das provas do vestibular da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) teve confusão neste domingo (17 de dezembro). Segundo a instituição, um grupo de candidatos atrasados arrombou o portão do prédio da Fumec, no bairro Cruzeiro, região Centro-Sul de Belo Horizonte, onde as provas foram aplicadas. Duas pessoas foram detidas, e três funcionários sofreram ferimentos leves.

A Polícia Militar (PM) foi acionada para o local, após receber informações de que um grupo de 50 pessoas tentava entrar no local de aplicação das provas após o fechamento dos portões, previsto para 13h30. No local, os policiais conseguiram deter dois suspeitos, conduzidos para delegacia por crime de danos ao patrimônio. Esses candidatos alegam que os portões foram fechados antes do combinado.

Em nota, a UEMG afirmou que “o grupo que arrombou o portão principal da Fumec” não conseguiu “ter acesso às salas de aula de aplicação das provas”. A instituição também afirma que essas pessoas foram “prontamente removidas do local após a intervenção da PM”.

A instituição afirmou, ainda, por meio da MSConcursos, responsável por organizar o vestibular, que “três funcionários sofreram ferimentos leves enquanto tentavam conter a situação do portão”. “Todos eles receberam atendimento médico no próprio local”, acrescentou.

A confusão provocou um atraso de 30 minutos na aplicação da prova em um dos blocos. Segundo a UEMG, o tempo foi compensado e recomposto no horário final, conforme estabelecido no edital do vestibular.