A Vale assinou um acordo no qual se compromete a investir R$ 500 milhões para ações de reparação no distrito de Macacos, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 


Assinado nessa quinta-feira (15), o acordo visa reparar a comunidade impactada pelas evacuações ocorridas em 2019, após o aumento de nível de emergência da barragem B3/B4, na Mina Mar Azul.

De acordo com a empresa, “o Plano de Reparação e Compensação Integral tem como foco a transferência de renda, requalificação do comércio e turismo, fortalecimento do serviço público municipal e demandas das comunidades atingidas.”

O acordo também estabelece a manutenção do pagamento emergencial de R$ 77,5 milhões às pessoas diretamente atingidas, por mais 36 meses. “Há ainda outras ações previstas, como a recuperação de calçamentos e transporte público e apoio ao empreendedor e turismo local”, afirma a Vale. 

Uma assessoria técnica independente também será contratada para auxiliar as comunidades atingidas a selecionar, formatar e apresentar projetos, enquanto uma auditoria independente terá a missão de acompanhar os resultados do acordo.