Previsão

Os belo-horizontinos que planejam celebrar a chegada de 2026 ao ar livre devem ficar atentos nesta quarta-feira (31). Segundo a Defesa Civil de Belo Horizonte, a hora da virada deve ser marcada por pancadas de chuva, raios e rajadas de vento. A temperatura mínima foi de 20 °C e a máxima estimada é de 32 °C. 

A previsão meteorológica indica que o dia será de céu nublado a parcialmente nublado. As temperaturas devem cair gradativamente, mas ainda faz calor. A umidade relativa mínima do ar deve ficar em torno de 45% à tarde.

Ainda conforme a Defesa Civil, o cenário meteorológico inspira cuidados não apenas para a festa da virada, mas para toda a primeira semana de janeiro. Entre os dias 31 de dezembro de 2025 e 6 de janeiro de 2026, BH poderá registrar acumulados de chuva de até 250 mm, o que representa cerca de 75% da média histórica para todo o mês de janeiro.

Além da chuva forte, o órgão alerta para a possibilidade de queda de granizo em áreas isoladas da capital. O período de maior atenção deve ocorrer entre os dias 3 e 6 de janeiro, quando os volumes diários podem ultrapassar os 70 mm em apenas 24 horas.

Alerta de chuva 

Belo Horizonte está em alerta para pancadas de chuva de 30 mm a 50 mm com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h até às 8h de quinta-feira (1). 

Veja recomendações durante a chuva

Redobre a atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.

Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.

Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.

Atenção especial para áreas de encostas e morros.

Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para Cemig (116) ou Defesa Civil (199).

Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.

Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

Entenda o índice pluviométrico

Pelos padrões da Organização Meteorológica Mundial (OMM), a unidade de medida de precipitação é o milímetro (mm). A escolha se deve a razões práticas: 1 mm de espessura corresponde a 1 litro de água em um espaço de 1 metro quadrado.

Portanto, a medida em milímetros apontada nas previsões de tempo ou nos relatórios sobre chuvas considera que cada unidade corresponde a 1 litro em uma área de 1 metro quadrado.

Uma chuva de 10 mm corresponde a 10 litros de água em uma superfície plana de 1 metro quadrado. Dentro desse conceito deve-se considerar:

Chuva fraca: abaixo de 5,0 mm/h
Chuva moderada: entre 5,0 e 25 mm/h
Chuva forte: entre 25,1 e 50 mm/h
Chuva muito forte: acima de 50,0 mm/h