No centro de apoio do TRE-MG foram realizadas as inserções nos equipamentos com as informações dos candidatos
OTEEMPO.com.br
Faltando menos de 15 dias para as eleições 2018, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) iniciou, nesta segunda-feira (24), a preparação para as urnas que serão usadas no Estado. Entre os procedimentos, realizados no centro de apoio do tribunal, no bairro Jardim Filadélfia, na região Noroeste de Belo Horizonte, estão a inserção dos dados e fotos dos candidatos à presidência, governo de Minas, senadores, deputados federais e estaduais.
"Nós estamos fazendo aqui no TRE a carga e lacração das urnas, que significa inserir os dados de 2.251 candidatos. São inseridos os nomes, números, os partidos políticos e as fotografias, que este ano têm um diferencial: em sua quase totalidade serão coloridas. As exceções ficam por conta da opção do candidato. Logo após, as urnas serão lacradas, o que significa que elas estarão aptas para utilização no dia das eleições", explicou a diretora do foro eleitoral de Belo Horizonte, Andréa Miranda.
Nesta ano são mais de 50 mil urnas no Estado, incluindo as urnas de reserva. Em Belo Horizonte são 4.586. Em Contagem, na região metropolitana da capital, em torno de 1.200 urnas. Os equipamentos do interior já seguiram para os seus destinos, onde serão realizadas nas zonas eleitorais o mesmo procedimento.
Além de equipes do TRE, representantes das polícias Civil e Militar, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e de partidos políticos foram convidados a acompanhar o procedimento. Nesta segunda, nenhum representante de partido compareceu ao centro de apoio do TRE.
Visitas guiadas
O eleitor interessado em acompanhar o procedimento de preparação as urnas pode fazer uma visita guiada ao TRE. No entanto, o interessado precisa se cadastrar no site www.tre-mg.jus.br para o agendamento.
"No dia da eleição, antes de começar o processo de votação, é emitido um relatório com o nome e número dos 2.251 candidatos. Ao lado de cada candidato vai sair o número '0', o que significa que a urna não tem nenhum voto daquele candidato . Ao final dos trabalhos eleitorais, após as 17h, é emitido um novo relatório, com o nome de cada candidato e o número de votos que ele teve naquela seção. Esse boletim é entregue uma cópia para representantes dos partidos e uma fixada na parte externa da seção. Esses dados podem ser confrontados com os resultados divulgados oficialmente pela Justiça Eleitoral", detalhou a juíza.
O procedimento nas urnas incluem a inserção de dados de 13 candidatos a presidente e os vices, nove candidatos a governador e os vices, 15 candidatos ao Senado, 861 a deputado federal e 1301 de deputado estadual.