MANIFESTAÇÃO
 
Os trabalhadores da enfermagem de Belo Horizonte se mobilizaram após o Supremo Tribunal Federal (STF) suspender a lei que previa o pagamento do piso salarial para a categoria. Segundo o Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde/MG), nesta terça-feira (6) a manifestação acontecerá na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). 

No domingo (4), o ministro Luís Roberto Barroso decidiu pela suspensão da lei, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e aprovada pelos deputados no mês passado. O magistrado entendeu que pode haver prejuízo no atendimento em unidades hospitalares públicas e privadas com o "risco concreto" de demissão em massa de profissionais e de redução de oferta de leitos.

"Quando é para tirar direito dos trabalhadores e trabalhadoras, o STF trabalha até no domingo! Barroso atendeu a um pedido da Confederação Nacional da Saúde, Hospitais, Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde), que questionou a nova lei que fixa o Piso Nacional da Enfermagem em R$ 4.750. Não se faz saúde sem enfermagem. É preciso que a enfermagem tome as ruas!", escreveu o sindicato nas redes sociais. 


De acordo com a diretora-executiva do Sind-Saúde/MG, Neuza Freitas, o ato desta terça já estava agendado e fazia parte da agenda de mobilização do Fórum Nacional da Enfermagem, cobrando o pagamento do piso pelos Estados. 


"Ontem (domingo) tivemos uma reunião do Fórum e deliberamos algus encaminhamentos. As entidades que compõem o Fórum Mineiro se reuniram e definiram, também, que faremos um novo ato da enfermagem no dia 7", detalhou.

A manifestação de quarta, feriado do Dia da Independência, acontecerá durante o chamado "Grito dos Excluídos", ato que acontece desde 1995 na data visando fazer um contraponto ao "Grito da Independência". O ato terá concentração a partir da 9h na praça Vaz de Melo, na avenida Antônio Carlos, no bairro Lagoinha. 

Nesta segunda-feira (5), o STF divulgou que iniciará o julgamento relativo ao piso salarial da enfermagem na próxima sexta-feira (9), com previsão de encerramento no dia 16 de setembro.