Moradores de São João del-Rei e a vizinha Tiradentes, no Campo das Vertentes, sentiram um tremor de terra nessa segunda-feira. Uma das suspeitas é de explosões provocadas por uma mineradora da região




A terra voltou a tremer em Minas Gerais e assustar moradores. Horas depois de um tremor ser registrado em cidades do Sul do Estado e em São Paulo, famílias que vivem em São João del-Rei e a vizinha Tiradentes, no Campo das Vertentes, também sentiram uma vibração. O Observatório Sismológico da Universidade Federal de Brasília (UNB) identificou o tremor de 2.0 na  Escala Richter. Uma das hipóteses levantadas para a situação é de explosão em uma mineradora vizinha as cidades. 

O tremor de terra foi sentido no início da noite de segunda-feira. Moradores relataram que ouviram um forte estrondo e, em seguida, um pequeno tremor de terra. A situação assustou parte da população. Diversos chamados foi atendido pelo 193, telefone do Corpo de Bombeiros. “Foi apenas um susto. Em toda cidade deu para ouvir o estrondo. Em alguns lugares, tremou vidraças. Ninguém se feriu”, explicou o cabo Cristiano Giovanni dos Reis. 

Logo depois dos diversos chamados, equipes do  2º Pelotão do Corpo de Bombeiros de São João del-Rei começaram a apurar o que poderia ter provocado o tremor. Uma das hipóteses levantadas foi de uma ação de uma mineradora da região. “Foi constatado que este evento ocorreu após uma explosão controlada na Mineradora Ômega, na região da Serra do Lenheiro, em Santa Cruz de Minas. Ainda de acordo com nossa apuração, estas explosões são realizadas rotineiramente na mineradora mas esta teria sido potencializada por sobras de explosivos de detonações anteriores”, informou a corporação, em nota. 

Outra hipótese levantada é de reflexos do tremor de terra que atingiu Delfinópolis, no Sul de Minas,  e outras cidades. “Estamos levantando novas informações”, explicou o cabo Reis.  

Tremor no Sul de Minas

Moradores de cidades do Sul de Minas Gerais e do interior de São Paulo foram surpreendidos por um tremor de terra também nessa segunda-feira. De acordo com o Observatório Sismológico da Universidade Federal de Brasília (UnB), o epicentro foi em Delfinópolis, no interior do estado. O tremor foi de 3.9 na Escala Richter. As causas ainda não foram identificadas.  Por meio das redes sociais, moradores relataram o tremor em Delfinópolis, Passos, Itaú de Minas e Alpinópolis, no Sul de Minas, e Franca, no interior de São Paulo.