Aeroporto Internacional de BH é o único do Brasil a receber o prêmio Airport Service Quality (ASQ), em 2019, concedido pelo ACI World

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O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte foi considerado o melhor Aeroporto da América Latina e Caribe, na categoria entre 5 milhões e 15 milhões de passageiros por ano, e vai receber o Prêmio Airport Service Quality (ASQ), concedido pelo Airports Council International (ACI) World. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (6/3), pela ACI World, organização representativa dos aeroportos em todo o mundo.

O ASQ é um programa criado em 2006 para avaliar a percepção e experiência de viagem dos passageiros, por meio de 37 indicadores de desempenho. Fazem parte do programa 75% dos 100 aeroportos mais movimentados do mundo. O programa envolve a aplicação de 640 mil questionários por ano, em 47 idiomas e 91 países. O prêmio ASQ reconhece os melhores resultados alcançados pelos aeroportos em todo o mundo.

No Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, 1.404 passageiros participaram da pesquisa durante todo o ano passado.

O ACI World está sediado no Canadá e foi criado para estimular a cooperação entre os membros e outros parceiros da aviação mundial, como a Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci), a International Air Transport Association (Iata) e a Civil Air Navigation Services Organization (Canso).

"Este reconhecimento representa o compromisso de todos os colaboradores da BH Airport com a evolução da qualidade de prestação de serviços oferecidos pelo Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. Proporcionar a melhor experiência de viagem aos passageiros e tornar o aeroporto um instrumento estratégico para o desenvolvimento econômico do estado de Minas Gerais é o nosso propósito", afirma Marcos Brandão, diretor-presidente da BH Airport.


Indicadores

A exemplo da Pesquisa de Satisfação do Passageiro, realizada pelo Ministério da Infraestrutura, as notas da pesquisa da ACI World são atribuídas em uma escala de 0 a 5 e avaliam basicamente os mesmos indicadores de qualidade. Em 2018, a nota geral do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte atingiu 4,07.

Na categoria entre 5 milhões e 15 milhões de passageiros, o Prêmio ASQ de Melhor Aeroporto por região elegeu os aeroportos King Shaka (África do Sul) e Mohammed V International Airport (Marrocos), na África; Changchun Longjia, Hohhot Baita e Nanchang Changbei (China), Cochin (Índia) e Sepinggan (Indonésia), na Ásia; Alicante-Elche (Espanha), Bergen (Noruega), Bristol e Newcastle (Reino Unido), JSK Sochi (Rússia), Keflavik (Islândia), Malta (Malta) e Francisco Sá Carneiro (Portugal), na Europa.

Na América Latina e Caribe, além do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte foi escolhido o Aeroporto Internacional de Punta Cana (República Dominicana). No Oriente Médio, o Queen Alia (Jordânia) e na América do Norte, os aeroportos de Indianápolis, Jacksonville e San Antonio (Estados Unidos).

Entre os indicadores que registraram melhor desempenho no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte estão Limpeza do Terminal (nota de 4,42 em uma escala de 0 a 5), Ambiente do Aeroporto (4,37) e Painéis de Voos (4,22).

A cerimônia de entrega do Prêmio ASQ vai ocorrer durante a Conferência do ACI, que será em Bali, Indonésia, em setembro deste ano.

Reconhecimento no Brasil

O Prêmio ASQ de Melhor Aeroporto da América Latina e Caribe vem se somar ao Prêmio de Aeroporto que mais evoluiu na Qualidade de Prestação de Serviços na América Latina e Caribe, concedido pela ACI em 2017, além do reconhecimento pelos próprios passageiros brasileiros.

De acordo com o resultado da Pesquisa de Satisfação divulgada pelo Ministério da Infraestrutura, no quarto trimestre de 2018, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte manteve o 3º lugar entre os melhores aeroportos brasileiros, com nota 4,61 (em uma escala de 0 a 5). Em quatro anos, o aeroporto subiu nove posições no ranking, passando da 12ª para a 3ª colocação.

Em janeiro deste ano, Confins foi classificado entre os mais pontuais do Brasil, de acordo com levantamento “Punctuality League 2019”, realizado pela OAG, empresa de inteligência especializada em análise do transporte aéreo.