PREVISÃO DO TEMPO

A chuva forte e contínua que atinge Belo Horizonte e a região metropolitana deve prosseguir pelo menos até segunda-feira (8) devido à Zona de Convergência do Atlântico Sul que atinge o Estado e boa parte da região Sudeste do país. De acordo com o meteorologista da Geoclima, Heriberto dos Anjos, a partir de terça-feira (9) o sol pode começar a aparecer, mas a tendência é de pancadas de chuva na parte da tarde até o fim da semana.

Se a temperatura deste domingo foi estimada entre 18ºC e 22ºC, nesta segunda-feira deve subir para 18ºC e 25ºC e a máxima chegar até 28ºC a partir de terça-feira. “É esperado que a partir de terça é que já apareça o sol entre nuvens e que as

temperaturas subam um pouco, superando os 28 graus ao longo da semana a partir de terça e com possibilidade de pancadas na tarde. Essa pancada é a típica de Verão, que ocorre mais entre dezembro e janeiro, mas como estamos no início de fevereiro, esse sistema ainda ocorre e pode ir até março”, explicou.

Para o meteorologista, a chuva aliviou o tempo seco e a estiagem que já vinha desde a segunda quinzena do mês de janeiro.

De acordo com o especialista, é possível que a chuva deste domigo (7) supere os 100mm em algumas localidades da região Central do Estado. “Essa tendencia de tempo fechado até segunda-feira está desde sexta, quando tivemos essa frente fria, que quando fica estacionada por mais de três dias, é uma Zona de Convergência do Atlântico Sul, bem característico do Verão. Além de trazer chuvas generalizadas, deixa o céu encoberto, com volume significativo de chuvas, inclusive no norte de Minas, onde
Heriberto dos Anjos alertou para o risco geológico que vem com as chuvas insistentes. Atualmente, a região metropolitana foi classificada como risco geológico alto, quando há grandes possibilidades de deslizamentos e desmoronamentos.