Minas1
qua, 13 de nov de 2024
Horário: 23:55 Hs
Dolar: R$
Euro: R$

Sobe para 99 o número de mortos em Brumadinho; 259 pessoas estão desaparecidas

30/01/2019 00h00 - Atualizado em 21/03/2019 12h41 por Mariana Durães Fonte: hojeemdia.com.br


103712_2_bombeiro.jpeg

O número de mortos em consequência do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, na Grande BH, já chega a 99 e pode aumentar. Segundo o tenente e porta-voz do Corpo dos Bombeiros, Pedro Aihara, ainda nesta quarta-feira (30) eles continuam a transportar “outros corpos e fragmentos”. Destes, 57 já foram identificados; 259 pessoas ainda estão desaparecidas.

Neste dia de buscas, os trabalhos foram concentrados na área identificada como refeitório da Vale. Lá, foram 10 corpos localizados, além dos dois encontrados nessa terça (29).

Apoio

Conforme o tenente, os trabalhos estão divididos em 18 pontos. A tropa de 50 militares vinda de São Paulo para reforçar a equipe mineira foi distribuída por seis pontos da área de rejeitos.

Amanhã, grupos de Santa Catarina e Espírito Santo são esperados. A tropa de Goiás, que também seria enviada, não poderá vir devido à necessidade de manutenção na aeronave. A perspectiva é de que a tropa de Israel permaneça até sexta-feira (1), mas uma reavaliação está sendo feita para ver se há a necessidade de permanecerem por mais dias.

Além dos profissionais, foram 58 voluntários dedicados a percorrer a chamada “área morna”, que fica no limite entre a lama e a vegetação. A atribuição deles era identificar, com binóculos, vestígios de possíveis corpos.

Barragem

De acordo com bombeiros e Defesa Civil, a forte pancada de chuva que atingiu o município na tarde desta quarta não afetou a barragem 6, que no domingo (27) atingiu o nível 2 de risco de rompimento. “Continua seguro e permanecemos monitorando”, garantiram.