ATENDIMENTO MÉDICO

Cinco centros de saúde permanecem abertos neste fim de semana para atender pacientes com sintomas de dengue, chikungunya e zika. Eles irão funcionar das 7h às 19h no sábado (13 de abril) e no domingo (14). A iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte faz parte das ações de enfrentamento às doenças.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, devem buscar por atendimento às pessoas com sintomas de febre, dores musculares e nas articulações, manchas vermelhas na pele, dor de cabeça ou atrás dos olhos, náuseas ou vômitos.

"É importante destacar que, mesmo com os 152 centros de saúde abertos para o Dia D de vacinação contra a gripe, os atendimentos para os sintomáticos de arboviroses serão concentrados exclusivamente nessas cinco unidades", destacou a prefeitura. No domingo, não haverá aplicação de doses. 

Queda na busca por atendimento

Um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde mostrou que a busca por atendimento médico por pessoas com sintomas de arboviroses caiu 26% em Belo Horizonte. A pesquisa mostrou que foram 1.775 pessoas assistidas nos dias 30 e 31 de março, número maior aos 1.302 atendimentos feitos nos dias 6 e 7 de abril.

"A Secretaria Municipal de Saúde monitora diariamente a demanda na rede SUS-BH para definir qual estratégia será adotada", destacou. Além dos cinco centros de saúde, a população pode buscar atendimento médico nos Centros de Atendimento às Arboviroses (CAAs), os hospitais temporários e o de campanha, além das Unidades de Reposição Volêmica (URVs).

Todos os endereços podem ser verificados no portal da Prefeitura.

Veja quais centros de saúde ficam abertos no fim de semana

Leste

Centro de Saúde Vera Cruz: Praça Padre Léo Verheyen,36 (Antiga Praça Pedro Lessa) - Vera Cruz

Norte

Centro de Saúde Floramar: Rua Igaraúnas, 15 - Floramar

Nordeste

Centro de Saúde São Paulo: Rua Aiuruoca, 455 - Bairro São Paulo

Pampulha

Centro de Saúde Santa Terezinha: Rua Senador Virgílio Távora, 157 - Santa Terezinha

Venda Nova

Centro de Saúde Rio Branco: Rua Crisanto Muniz, 120 - Rio Branco

 

Fonte: O Tempo