MORTE EM ABORDAGEM POLICIAL

 

A morte aconteceu durante uma abordagem a Marcos em um bar, na Vila Barraginha, em Contagem, em 16 de julho de 2022. Na ocasião, a vítima estava em um bar quando foi abordado pelos policiais e morreu com três perfurações de bala de arma de fogo.

A acusação começou na manhã de quinta-feira (3) e terminou na madrugada de hoje, na Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Contagem.

Segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o Sargento Rodrigo Figueiredo foi condenado por homicídio simples, em regime semiaberto. Com isso, ele é autorizado a trabalhar e estudar durante o dia, contanto que volte à penitenciária durante a noite.

Homicídio de Marcos

De acordo com o boletim de ocorrência, a equipe policial abordou o homem depois de ter recebido uma denúncia de que ele estava fazendo disparos de arma no local. Registros de moradores da região mostram o momento em que Marcos é puxado pelo policial Rodrigo e arrastado para a parte traseira de um veículo Kombi.

Ele chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital Municipal de Contagem ainda com vida, mas morreu na unidade de saúde. A perícia da Polícia Civil esteve no local e o corpo foi encaminhado ao IML.

Conforme registros, o policial alegou que a vítima resistiu à abordagem tentando pegar o fuzil dele, o que motivou os disparos. Porém, a perícia da Polícia Civil afirmou que Marcos não reagiu, com base nas imagens.

O argumento da PMMG foi que, desde a ligação para acionar o atendimento, foi destacado que Marcos tinha disparado tiros com arma de fogo, e que estava com atitudes perigosas. Além disso, a vítima tinha nove passagens por tráfico de drogas, sete prisões por porte de arma e uma por comércio ilegal de arma.

Em nota, a Polícia Militar de Minas Gerais informou que “todas as medidas cabíveis ao fato estão sendo adotadas pela Corregedoria da corporação".