TURISMO RELIGIOSO

Famoso ponto turístico religioso de Minas Gerais, o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, na região metropolitana de Belo Horizonte, recebe nesta segunda-feira (19 de fevereiro) o governador Romeu Zema (Novo). Em cerimônia com missa presidida pelo arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, o político fará o lançamento do projeto "Minas Santa", iniciativa voltada para a promoção do turismo religioso e manifestações de fé no Estado.

De acordo com a Arquidiocese de Belo Horizonte, o programa terá o seu pontapé inicial durante a Quaresma, período em que a Igreja vivencia tradições significativas em preparação para a Paixão e Páscoa de Cristo.

"Vivenciar este tempo em Minas Gerais é uma experiência bonita, transformadora e repleta de significados para fiéis, peregrinos e visitantes", disse a arquidiocese.

A proposta do projeto é impulsionar o turismo religioso ao longo de todo o ano, partindo das celebrações da Quaresma e da Semana Santa. Campanhas que destacam a efervescência religiosa e cultural do estado serão apresentadas em outras regiões do país.

Além disso, serão lançadas iniciativas culturais em Minas, como exposições e cursos para a formação de novos artistas, em parceria com instituições renomadas, como o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) e a Fundação Clóvis Salgado.

O santuário

Chamado de "pedacinho do paraíso" pela Arquidiocese, o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, situado no ponto mais alto da Serra da Piedade, é um local onde ocorre o "encontro com a natureza e o Criador".

Com uma vista de tirar o fôlego, o local proporciona aos peregrinos e fiéis uma experiência de paz, silêncio e contemplação. As visitas ao santuário podem ser agendadas no site da Arquidiocese.

 

O TEMPO