TRADIÇÃO E FÉ

A confecção dos tapetes devocionais movimenta a Semana Santa em diversas cidades mineiras. Em Ouro Preto, neste sábado (30), a partir das 20h, as ruas serão coloridas de forma colaborativa, como manda a tradição. A Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) irá contribuir com a preservação do ofício, ao montar tapetes em dois pontos do percurso da Procissão da Ressurreição, realizada na manhã do domingo de Páscoa. 

Uma verdadeira celebração em torno da fé, por meio de uma expressão artística popular que atravessa séculos. Na rua Getúlio Vargas, em frente à Galeria de Arte Nello Nuno, da FAOP, o tapete será inspirado no centenário da visita dos modernistas a Ouro Preto. O desenho terá elementos que remetem às obras da artista Tarsila do Amaral, em especial, a partir da temática religiosa. Outro tapete será montado no bairro Antônio Dias, onde se o casarão da FAOP, que abriga o Núcleo de Arte e Ofícios. 


 ruaouropreto2.jpg
(Ane Souz/Divulgação)

“É com muita alegria que a FAOP, em mais um ano, contribui com essa celebração, que representa tão bem a arte e a fé em nosso Estado. Como todos os anos, estamos juntos dos ouro-pretanos nessa ação, que já se confunde com a história de nossa instituição na cidade", diz Jefferson da Fonseca, presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP).

Os ouro-pretanos estão preservando uma tradição que começou em 1733. Na antiga Vila Rica, no auge do período do ouro, a igreja católica promoveu o Triunfo Eucarístico, festa que marcou a reinauguração da Matriz do Pilar, hoje, intitulada Basílica do Pilar. Janelas, sacadas e, sobretudo, as ruas foram enfeitadas para o traslado do “Santíssimo Sacramento”, da Igreja do Rosário para a Igreja do Pilar. Ali nascia a tradição dos tapetes de serragem em Ouro Preto, chamados também de Tapetes Devocionais.  


 ruaouropreto4 (1).jpg
(Ascom Faop/Divulgação)

Entretanto, a confecção dos tapetes extrapola o caráter religioso, devido à sua concepção artística e cultural. Cesar Teixeira, da Assessoria Técnica de Promoção e Extensão da FAOP, ressalta que uma das primeiras ações da Fundação, criada há 55 anos, foi o resgate dessa tradição, que estava enfraquecida na cidade. “A partir de então a FAOP vem fomentando o ofício. “Além de contribuir com a confecção em datas religiosas, a instituição promove cursos, oficinas e workshops sobre a atividade em várias partes do estado”. 

Em parceria com o Centro de Arte Popular, no Circuito Liberdade, a FAOP ministrou entre 20 e 22/03, uma oficina que conduziu os participantes pelo universo da atividade tricentenária. O resultado, é claro, foi a montagem de um belo tapete. 

 

hojeemdia.com.br