Mesmo que a chuva que atinge as cidades esteja fraca há risco de novas inundações nas próximas horas principalmente na cidade de Tumiritinga, no Rio Doce
O Rio Doce continua subindo e deve inundar mais cidades na noite desta quarta-feira (7). Mesmo que a chuva que atinge as cidades pode onde o rio passa esteja fraca o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), avalia que há risco de novas inundações nas próximas horas, principalmente na cidade de Tumiritinga, no Rio Doce.
“O nível de alerta do rio Doce é 4,0m. Hoje, às 11h, já estava em 4,16, com previsão de subir em torno da cota 4,7 metros à noite, acima do nível de inundação que é de 4,5m” informou o serviço. Na madrugada desta quarta, o rio já inundou as cidades de Governador Valadares, no Rio Doce e Linhares no Espírito Santo.
Em Governador Valadares, o rio está em 3,89m, acima do nível de inundação de 3,60 e com tendência a subir podendo atingir 4,20 m às 18h. Em Linhares, o rio atingiu a cota de inundação e transbordou nesta terça (6) de madrugada e está nesta quarta (7) a 3,78. A tendência também é continuar subindo atingindo a cota de 4,2 metros às 22h desta quarta.
Segundo o engenheiro Hidrólogo da CPRM Artur Matos, responsável pelo SAH Rio Doce, as previsões dos níveis do rio Doce indicam que mesmo com a previsão de chuvas fracas, por causa das chuvas passadas o rio deve continuar subindo. “Estamos monitorando para prever se a cheia poderá atingir outro ponto da bacia”, explicou.
Em Nova Era, Antônio Dias, Coronel Fabriciano, Timóteo, Ipatinga e Naque tendência do rio é de queda. Em Colatina, o nível está com tendência de cair nas próximas horas, mas voltando a subir posteriormente. Os dados de monitoramento e de previsão são fornecidos pelas estações automáticas de monitoramento operadas pela CPRM, de responsabilidade da Agência Nacional das Águas (ANA).