Ribeirão das Neves acaba de receber a letra B no sistema que apura a capacidade de pagamento dos Estados e Municípios, o CAPAG. A avaliação da Secretaria do Tesouro Nacional coloca a cidade entre um seleto grupo de quatro municípios mineiros que possuem a letra B: Contagem, Uberaba, BH e agora Neves. Nenhuma cidade de Minas possui a letra A.

Na avaliação do CAPAG os municípios possuem notas que vão de A a D. No final de 2016, Ribeirão das Neves ocupava o último lugar dessa escala, era letra D. A dívida passava de 300 milhões de reais, quase um orçamento do ano inteiro da cidade. O atual governo municipal adotou um programa de austeridade com as contas e em 2018 a cidade já era letra C. Um ano depois atingiu a letra B do CAPAG.

O prefeito de Ribeirão das Neves, Junynho Martins, explica que a Letra B do CAPAG representa uma grande conquista para a cidade, que agora tem crédito junto ao Tesouro Nacional para buscar novos investimentos com a garantia da União. “A saúde fiscal da Prefeitura de Ribeirão das Neves vai permitir novos avanços, pois já conseguimos chegar até aqui sem deixar de realizar obras e atender as necessidades da população”, ressalta. Com isso, explica o prefeito, estamos buscando investimentos para promover a completa requalificação das áreas centrais do município.

 

Jaime Holguin da Head CAF do Brasil ao lado do prefeito Juninho Martins

 

Dois terços da demanda por asfaltamento serão resolvidos

No início do atual governo, Ribeirão das Neves estava com um déficit de 300 ruas em situação precária, sem asfaltamento e nenhuma estrutura. Quem conhece a cidade sabe a situação de poeira ou lama de grande parte de suas ruas. Com o programa Asfalto Novo, já foram pavimentadas mais de 100 ruas e a segunda etapa do programa vai asfaltar mais 70  ainda este ano. “E antes do final desta gestão vamos chegar a mais de 200 ruas pavimentadas. Isso significa que vamos resolver no mínimo 2/3 do problema de asfaltamento de Ribeirão das Neves”, destaca o prefeito.