OTEMPO.com.br
Após muita resistência, o deputado federal Rodrigo Pacheco (DEM) vai anunciar, nesta segunda-feira (6), que vai desistir da candidatura ao governo de Minas Gerais nas eleições deste ano. Ele agora vai disputar uma vaga ao Senado na chapa do senador Antonio Anastasia (PSDB), como antecipou O TEMPO. A informação foi confirmada por aliados de Pacheco e por tucanos.
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), veio a Belo Horizonte, de última hora, para comunicar que ele deve abrir mão da disputa. Quem também participa do encontro, que deve selar de vez a saída do deputado federal do pleito, é o candidato tucano à Presidência da República, Geraldo Alckmin, Antonio Anastasia, o candidato a vice na chapa dos tucanos, o deputado federal Marcos Montes (PSD), e outras lideraças políticas.
Um dos cordenadores de pré-campanha de Pacheco, o deputado federal Luiz Fernando Faria (PP), confirmou a O TEMPO que todos estão reunidos, na região Centro-Sul da capital mineira, para fechar um acordo.
Pacheco sempre se mostrou reticente em desistir da candidatura, mas a ordem de desistência veio justamente do diretório nacional da legenda, por conta da aliança formada entre o DEM e o PSDB em prol de Alckmin.
Neste novo cenário, os tucanos já dão como certo que Rodrigo Pacheco vai aceitar concorrer a uma vaga ao Senado na chapa de Anastasia. O ex-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais Dinis Pinheiro (Solidariedade) já ocupa uma das cadeiras ao Senado na chapa tucana. A outra esteve próxima por muito tempo do jornalista Carlos Viana (PHS), mas a equipe de Anastasia nunca o considerou oficialmente como um dos pré-candidatos a senador pelo grupo.
(Com colaboração de Ana Luiza Faria, Lucas Henrique Gomes e Lucas Ragazzi)