CÃO, GATO, PORCO, GALINHA...

Belo Horizonte passou a ter, a partir desta sexta-feira (5), um site que apresenta diversos animais que estão disponíveis para adoção. Desde cães e gatos até cavalos, porcos e galinhas. Podem adotar pessoas físicas, OSCs, protetores independentes e órgãos públicos municipais.

O site AdotaBH vai apresentar os animais disponíveis para adoção, com as respectivas características e com os contatos para que os interessados possam conversar diretamente com os tutores. Os potenciais adotantes precisarão preencher termo em que se comprometem a cuidar dos animais e não utilizá-los para trabalho, nem mesmo para transporte. 

Serão apresentados no site aqueles animais soltos nas ruas e resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Cabe ressaltar que todos os animais que chegam ao CCZ passam por uma consulta com veterinário. Ainda é feita vermifugação, vacina contra a raiva e controle de ectoendoparasitas. Aqueles que não forem resgatados pelos tutores são disponibilizados para adoção.

Aquele que quiser doar seu animal posse se inscrever no site e divulgar imagens e informações sobre os animais. O doador precisa assinar um termo de adoção e estar de acordo com as normas previstas, tais como a proibição de ações de venda, troca, busca de parceiros para acasalamento, reprodução assistida ou qualquer outra forma de benefício financeiro ou material. Todo o processo de adoção será feito diretamente entre o tutor e o adotante, sem a participação da PBH. 

Ampliação de atendimento do Complexo Público Veterinário 

Inaugurado em maio de 2021, o CPVBH oferece atendimento gratuito a cães e gatos tutelados pela população de baixa renda. Desde a inauguração até junho deste ano, foram realizadas 8.122 consultas, 4.709 retornos e 3.107 atendimentos de urgência/emergência. Em 2023, o complexo realizou 1.345 cirurgias e, em 2024, já foram realizados 961 procedimentos cirúrgicos, além de 744 atendimentos para Esporotricose entre dezembro de 2023 e junho de 2024. 

Melhorias previstas: 

Aumento de 30 para 45 atendimentos diários, além de 10 vagas mensais para animais monitorados pelo município.

Ampliação das cirurgias de baixa e alta complexidade.

Digitalização dos dados de atendimento para agilizar mais ainda o serviço.

Recursos para manutenção de equipamentos e melhoria da estrutura para tutores.

Implementação de telemedicina para reduzir filas e atendimentos presenciais.

Destinação de recursos para criação de um lar temporário, em caso de abandono.
Reforço da equipe de limpeza e administrativa.