MACHOS

Quatro gorilas machos do Jardim Zoológico de Belo Horizonte serão transferidos temporariamente para um parque de Cotia, em São Paulo, nesta segunda-feira (13). A mudança de Leon, Sawidi, Jahari e Ayo, integrantes de uma família de sete indivíduos, tem fins reprodutivos.

A movimentação faz parte do plano de manejo e conservação da espécie, que está ameaçada de extinção, já que sofre ameaças diversas na natureza em decorrência de caça predatória e conflitos civis na África, no raio de localização de seu hábitat natural.

De acordo com a prefeitura, a transferência para o Animalia Park, de Cotia, seguirá diretrizes do Programa Ex-Situ de Gorilas (GEPP) da European Association of Zoos and Aquaria (Sociedade Europeia de Zoológicos e Aquários, EAZA, em inglês).

"O Jardim Zoológico de Belo Horizonte é o único da América do Sul que tem sob os cuidados essa subespécie criticamente ameaçada de extinção. Isso ocorre graças ao reconhecimento nacional e internacional que nossa instituição possui, que nos permitiu participar do programa Ex-Situ, o que possibilita a manutenção de uma população de segurança e apta para futuras permutas com outras instituições e zoológicos, aguardando possíveis programas de reintrodução da espécie", afirmou a diretora de Zoobotânica e gerente interina do Jardim Botânico, a bióloga Sandra Cunha.

Com a mudança dos machos, o grupo passará a ser composto por Imbi, Lou Lou e Anaya - duas mães e uma pequena gorila, que contarão com um espaço mais amplo para retomar a rotina.

Nos próximos meses, Imbi, Lou Lou e Anaya também terão a chance de interagir com um macho da espécie, que está sendo preparado para ocupar o Zoo da capital.

Transferência

A mudança dos quarteto será feita em dia em que o zoológico não está aberto à visitação para garantir a segurança dos animais que sairão da cidade.

"Por se tratar de uma operação delicada, que envolve um grande número de pessoas (médicos-veterinários, biólogos e tratadores de animais), a direção do Zoo decidiu que todas as atividades relacionadas ao manejo e cuidados com os gorilas sejam realizadas de modo mais tranquilo", informou a prefeitura, em nota.

Gorilas do Zoo de BH

Macho “Leon” – veio do Loro Parque, Espanha, para o Zoológico de Belo Horizonte/FPMZB, em 12 de outubro de 2013, com 15 anos;
Fêmea “Lou Lou” – veio da Fundação Aspinall, Reino Unido, para o Zoológico de Belo Horizonte/FPMZB, em 12 de outubro de 2013, com 9 anos;
1º Filhote de “Leon” e “Lou Lou” é “Sawidi” – nascido no Zoológico de Belo Horizonte/FPMZB em 05 de agosto de 2014;
2º Filhote de “Leon” e “Lou Lou” é “Anaya” – nascida no Zoológico de Belo Horizonte/FPMZB em 08 de junho de 2019;
Fêmea “Imbi” – veio da Fundação Aspinall, Reino Unido, para o Zoológico de Belo Horizonte/FPMZB, em 19 de agosto de 2011, com 11 anos;
1º Filhote de “Leon” e “Imbi” é “Jahari” – nascido no Zoológico de Belo Horizonte/FPMZB em 10 de setembro de 2014;
2º Filhote de “Leon” e “Imbi” é “Ayo” – nascido no Zoológico de Belo Horizonte/FPMZB em 08 de maio de 2017.

 

O TEMPO