APÓS POLÊMICA DA STOCK CAR

Foi aprovado na terça-feira (23) pela Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) da Câmara Municipal de Belo Horizonte a redação final do Projeto de Lei 870/2024, de coautoria do vereador Wagner Ferreira (PV). O texto, que obriga a Prefeitura a publicar em meio eletrônico oficial, previamente, as autorizações e licenças concedidas para a supressão de árvores na cidade, segue agora para apreciação do prefeito Fuad Noman (PSD).

Em fevereiro deste ano, o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam) aprovou a supressão de 63 árvores no entorno do Mineirão, na Região da Pampulha, para a realização de uma etapa da Stock Car em Belo Horizonte. Em dezembro, a prefeitura havia fechado acordo com a empresa organizadora da competição para que a capital receba, por cinco anos consecutivos, uma edição anual da corrida. A primeira será realizada entre os dias 15 e 18 de agosto.
 
Também em fevereiro tiveram início os protestos de moradores da região e de ambientalistas contrários aos cortes de árvores no entorno do Mineirão e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para realização da prova.

Em março, uma Ação Popular conseguiu que a supressão de árvores no entorno do Mineirão, para a realização da Stock Car, fosse proibida, mas no dia seguinte a Justiça suspendeu a liminar.