DECISÃO

A privatização da CeasaMinas foi oficialmente cancelada a partir da publicação de um decreto nesta terça-feira (20/08). O documento, assinado pelo presidente Lula (PT), coloca fim à tentativa de privatizar a Centrais de Abastecimento de Minas Gerais que se prolonga desde os anos 2000.

Há pouco mais de um ano, a CeasaMinas já havia afirmado que o governo a retiraria do Programa Nacional de Desestatização (PND). Inicialmente, a privatização da CeasaMinas ocorreria em dezembro de 2022, no mesmo dia do leilão do metrô de Belo Horizonte. Ainda antes da posse de Lula, contudo, sua equipe de transição suspendeu o processo.

A retirada da CeasaMinas do plano de desestatização segue-se a movimentos semelhantes do governo federal, que também excluiu os Correios e a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) do cronograma de privatização.

Em operação desde os anos 70, a CeasaMinas é, hoje, uma empresa de economia mista do governo federal. Ela é uma das principais centrais de abastecimento do Brasil e administra o entreposto da Grande BH, em Contagem. Em 2022, segundo os dados mais recentes disponibilizados por ela, comercializou quase R$ 8,9 milhões. 

 

otempo.com.br