GUARDA-CHUVA NA BOLSA

Moradores de Belo Horizonte podem continuar carregando o guarda-chuva, pois o tempo instável persiste nesta quarta-feira (6/11). O dia começa com céu parcialmente nublado, e, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as nuvens dominam a capital, com possibilidade de chuvas a qualquer momento.

A Defesa Civil mantém o alerta para chuvas moderadas a fortes até as 8h, com previsão de até 30 milímetros de precipitação e ventos que podem alcançar 50 km/h.

As temperaturas seguem variáveis: pela manhã, os termômetros começam a marcar em torno dos 16ºC, podendo ultrapassar os 27ºC durante a tarde. Já a umidade relativa do ar gira em torno de 50%, nível considerado saudável pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Com a chuva ganhando força, a Defesa Civil reforça o alerta para a população evitar transitar em áreas sujeitas a alagamentos e não se abrigar ou estacionar veículos debaixo de árvores, devido ao risco de quedas de galhos e descargas elétricas.

O órgão também orienta a redobrar a atenção em áreas de encostas, onde há risco de deslizamentos. Moradores que perceberem rachaduras ou movimentações estranhas no solo devem acionar o órgão imediatamente pelo telefone 199.

Após chuvarada, BH se divide entre o alívio e o alerta

Emissão de alertas

Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo canal público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH.

A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199, e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

Pelas redes sociais, os alertas podem ser acompanhados por meio de Instagram, X, Facebook e o canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.

Recomendações durante a chuva

Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos;

Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores;

Atenção especial para áreas de encostas e morros;

Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para a Cemig (116) ou Defesa Civil (199).

Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil e saia de casa. Só retorne após vistoria da PBH.

Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.