A tão aguardada liberação da parte de cima da Praça do Papa, um dos cartões-postais de Belo Horizonte, está prevista para agosto. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (10) pelo prefeito da capital, Álvaro Damião (União Brasil), que visitou o local. A praça, localizada na região Centro-Sul, está em reformas desde fevereiro de 2024.

"A expectativa agora é entregar essa parte de cima no próximo mês, em agosto, no mais tardar setembro, e entregar toda a praça no fim do ano", declarou Damião, tranquilizando os moradores sobre o andamento das intervenções.

A Praça do Papa permanece fechada ao público há mais de um ano, frustrando a expectativa dos belo-horizontinos. Inicialmente, a previsão de término das obras era dezembro de 2024, mas foi adiada para junho deste ano e, posteriormente, para o fim de 2025.

O prefeito explicou que os atrasos foram causados por um imprevisto com a fornecedora do piso, que é tombado e exige um processo de produção específico. "Muito se fala da liberação ou não da reforma, temos que lembrar que a praça e o piso são tombados. Por conta disso tivemos o atraso na obra. Só uma empresa consegue fazer o piso e ela teve que parar o maquinário e tivemos que aguardar para colocar esse piso", justificou Damião.

Reforma da praça do Papa

Com custo estimado em R$ 11,1 milhões, a obra na Praça do Papa conta com recursos da Prefeitura e de um financiamento junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF)

As intervenções fazem parte do Programa de Requalificação do Centro de Belo Horizonte “Centro de Todo Mundo”, lançado em março de 2022 pelo prefeito Fuad Noman. A reforma completa da Praça do Papa compreende a demolição de todo piso, que será refeito seguindo o mesmo desenho e cores do original. 

Além disso, será feita a incorporação da rua entre os trechos da praça, que abrigará novos brinquedos e equipamentos de ginástica; reforma do paisagismo contemplando irrigação automática e replantio de toda grama da porção inferior da praça; inclusão de lixeiras, revitalização dos bancos e escadas; supressão da atual área do playground integrando à área verde; e modernização da iluminação.