EM PORTUGAL

 

Estão sendo cumpridos 10 mandados judiciais de busca e apreensão, além de ordens para o bloqueio de bens e valores em nome de todos os investigados

 

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (12) a Operação “Além-Mares”, para combater crime de estelionato praticado especialmente em Portugal, por meio da internet e anúncios postados em jornais daquele país. Há pelo menos 10 anos, a quadrilha oferecia crédito às vítimas, que eram convencidas a realizar depósitos desviados para os criminosos.

Estão sendo cumpridos 10 mandados judiciais de busca e apreensão, além de ordens para o bloqueio de bens e valores em nome de todos os investigados; todos expedidos pela 11ª Vara da Justiça Federal de Belo Horizonte.  As buscas ocorreram em duas empresas ligadas ao principal investigado e nas residências dos membros da quadrilha. Até o presente momento, foram apreendidos cerca de 40 mil reais na casa de um dos investigados.

Com elas, pretende-se robustecer o quadro probatório, demonstrando a condição de “laranja” de alguns envolvidos e trazendo novos elementos para que se possa interromper, definitivamente, a atuação do grupo nos crimes identificados. As investigações apuraram que os valores desviados pelos criminosos eram recebidos em contas de “laranjas”, arregimentados pela quadrilha. A movimentação atípica das contas destas pessoas chamou a atenção das autoridades para a questão.

Demonstrou-se que pessoas com renda próxima a um salário mínimo teriam movimentado valores superiores a três milhões de reais em contas de sua titularidade no intervalo de dois anos. As movimentações atípicas realizadas nessas contas superam 10 milhões de reais. Grande parte dos valores recebidos são provenientes de ordens de pagamentos do exterior, principalmente de Portugal, o que aponta para um grande número de vítimas naquele país.

fonte:otempo.com.br