A companhia aérea Azul terá 18 voos extras para Minas durante a Semana Santa. São 16 para Belo Horizonte, um para Governador Valadares, no Leste do Estado, e um para Uberlândia, no Triângulo. O número representa 17,4% dos 103 voos extras anunciados para todo o Brasil. 

Durante o evento religioso acontece o Minas Santa 2024, projeto que visa promover o turismo no território mineiro. De acordo com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), a campanha, somada à Semana da Inconfidência, fez o fluxo turístico crescer 720% acima da média nacional em abril do ano passado.

“A ampliação da malha aérea é fundamental para suprirmos a demanda, especialmente porque este ano o Minas Santa está ainda maior. Temos cerca de 600 municípios participantes e esperamos em torno de 400 mil turistas. O turismo da fé é uma grande potência em Minas Gerais e a Semana Santa é um forte atrativo", afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira. 

Valladolid, Salamanca e Sevilha inspiram Minas Gerais. Nas três cidades espanholas, a Semana Santa foi declarada Patrimônio Mundial da Unesco e atrai turistas de todo o mundo. Para Oliveira, a riqueza e diversidade das manifestações religiosas de Minas colocam o estado em posição privilegiada para o turismo da fé.

Segundo pesquisa do Observatório do Turismo do Estado, 36% dos visitantes têm como principal motivação conhecer os bens religiosos, além dos lugares de riqueza histórico-cultural presentes no território. O segmento gera uma movimentação econômica de cerca de R$ 5 bilhões por ano. 

Minas Santa 2024
A segunda edição do Minas Santa contará com programação especial nos equipamentos culturais do Circuito Liberdade, incluindo a encenação da Via Sacra a céu aberto. Também será lançado o portfólio com a agenda de eventos dos municípios, que abrangem atrações como as tradicionais procissões, confecções de tapetes devocionais, encenações da Paixão de Cristo e missas. O catálogo pode ser acessado no portal Minas Gerais.  
* Com informações da Agência Minas