O vice-governador Paulo Brant esteve em Montes Claros, Norte de Minas, na manhã de quinta-feira (9/5), para participar do workshop “Convivência com a Seca”. Acompanhado do secretário de Estado Segurança Pública, general Mário Lúcio Alves de Araújo, do chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Evandro Borges, Brant foi recebido pelo prefeito de Montes Claros, Humberto Guimarães Souto.

Região tradicionalmente atingida pela falta de chuvas, o Norte Mineiro demanda, há algum tempo, ações perenes para a minimização dos efeitos do problema. Incluída na área da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), órgão de âmbito nacional, ainda assim a região sofre com a perda de safras agrícolas, gado, e outros bens típicos de sua subsistência. Na busca por atenuar esta situação, apesar do grave momento econômico, o Governo de Minas, por meio da Defesa Civil, busca novas maneiras de não só socorrer, mas trabalhar na preparação da sociedade local para conviver com a seca.

Crédito: Erivelton Soares/PMMG

 

Organizado pelo Gabinete Militar do Governador e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, o workshop termina nesta sexta-feira (10/5), no auditório da 11ª Região Integrada de Segurança Pública. O encontro é anual e busca a união de esforços para mitigar os efeitos da época de estiagem na região, especialmente atingida pelo problema.

No workshop, são realizadas palestras que orientam os participantes, todos atores do cenário regional ligado a seca, sobre como interagir com os projetos e ações capitaneados pela Defesa Civil. Por exemplo, o treinamento dos caminhoneiros transportadores de água, conhecidos como “pipeiros”, no preenchimento dos formulários relacionados a seu trabalho. Este trabalho é fundamental para que os gestores municipais regionais conheçam as estratégias do governo estadual para garantir condições dignas às famílias atingidas, promovendo a viabilidade econômica das cidades.

Na abertura do evento, Paulo Brant salientou o trabalho da Defesa Civil em um novo viés, “um escopo ampliado de não só mitigar os problemas mais imediatos, mas criar resiliência no enfrentamento desse problema - a seca – que, por ser da natureza, é inevitável”.

O vice-governador lembrou que as consequências da falta de chuvas não podem ser evitadas e, por isso, a Defesa Civil está trabalhando na criação de projetos e alternativas “para que a gente possa aprender harmonicamente a conviver com esse fenômeno da natureza”. Brant fez também a entrega simbólica de um colete da Defesa Civil ao prefeito Humberto Souto.
 

Crédito: Erivelton Soares/PMMG

 

Durante o workshop, o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Borges, lançou o Plano de Convivência com a Seca. Borges explicou que o trabalho “envolve instituições com interesses convergentes em prol de um objetivo comum, que é voltado para ações que façam necessariamente a prevenção, a preparação, a mitigação, a resposta e recuperação de desastres e eventos dessa natureza”.

Também participaram do evento o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel PM Alexandre Lucas Alves; o comandante da 11ª Região de Polícia Militar, coronel PM Wanderlúcio Ferraz dos Santos; o coordenador adjunto de Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, tenente-coronel PM Flavio Godinho Pereira; o presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene em Montes Claros e prefeito de Janaúba, Marcelo Félix Alves De Araújo; lideranças locais, coordenadores municipais de Defesa Civil e pipeiros da região.