A Polícia Federal deflagrou uma operação contra organização criminosa especializada em furtos de carros em Uberaba, na região do Triângulo Mineiro, nesta quarta-feira (3).  A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Minas Gerais (FICCO-MG) cumpre quinze mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão temporário.

De acordo com a PF, as investigações tiveram início em meados de 2023, quando a corporação recebeu informações das polícias apontando para atividades de uma quadrilha especializada em furtos de automóveis transportados em caminhões-cegonha.

Estima-se que a quadrilha tenha causado prejuízos na ordem de, aproximadamente, R$ 2 milhões. "Os suspeitos são investigados pela prática dos crimes de furto, receptação, adulteração de sinal identificador de veículo e associação criminosa, sendo que as penas somadas podem superar vinte de anos de reclusão”, informou a PF em nota.

Um dos alvos identificados havia sido preso em flagrante no último furto, ocorrido no dia 21 de março, quando era monitorado com tornozeleira eletrônica.

"​No decorrer das investigações, foram identificados autores e veículos usados em apoio aos furtos, sendo verificado também que a quadrilha tinha como alvo não somente os veículos transportados em cegonheiras, mas também automóveis usados estacionados em pátios de supermercados ou mesmo em via pública", detalhou.