O governo de Minas Gerais anunciou, em decisão publicada neste sábado (6) no Diário Oficial do Estado, a adoção da "Onda Roxa" em cidades da microrregião de Ponte Nova, na Zona da Mata. A princípio, a medida valerá até o próximo dia 20.

Na Onda Roxa só é permitido o funcionamento de serviços essenciais e a circulação de pessoas fica limitada aos funcionários e usuários desses estabelecimentos. O deslocamento para qualquer outra razão deverá ser justificado e a fiscalização será feita com o apoio da Polícia Militar.

As regras também incluem a proibição de circulação de pessoas sem o uso de máscara de proteção, em qualquer espaço público ou de uso coletivo, ainda que privado; a proibição de circulação de pessoas com sintomas gripais, exceto para a realização ou acompanhamento de consultas ou realização de exames médico-hospitalares.

Também fica proibida a realização de reuniões presenciais, inclusive de pessoas da mesma família que não coabitam; além da realização de qualquer tipo de evento público ou privado que possa provocar aglomeração, ainda que respeitadas as regras de distanciamento social.

Na quarta-feira (3), o govrerno estadual já havia decretado o fechamento de duas macrorregiões de Saúde: Noroeste  Triângulo do Norte. Estas decisões foram ratifficadas na publicação oficial deste sábado e envolvem 60 municípios. No caso da microrregião de Ponte Nova, são 21 cidades.