Minas tem cidades sob alertas de baixa umidade e tempestades com granizo nesta terça-feira (9). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 550 municípios mineiros podem ter umidade do ar abaixo de 12%.
Esse nível é considerado alarmante e está bem abaixo do ideal recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 50%. Para se ter uma ideia, a umidade do ar no deserto do Saara, no Norte da África, varia entre 14% e 20%.

No entanto, outras seis cidades foram alertadas sobre a possibilidade de tempestade de até 30 mm, com queda de granizo e ventos de até 60km/h.
Para conferir as cidades em alerta, clique aqui.

Belo Horizonte, que está na faixa de alerta para baixa umidade do ar, tem previsão de dia com tempo seco e altas temperaturas. De acordo com a Defesa Civil municipal, a capital terá céu claro a parcialmente nublado, com a umidade relativa do ar em queda acentuada durante a tarde.

A temperatura mínima registrada foi de 13,7°C, mas a máxima estimada pode chegar a 31°C. O grande alerta, no entanto, é para a umidade relativa mínima do ar, que deve ficar em torno de 20% no período da tarde.

Cuidados para enfrentar o tempo seco
A Defesa Civil reforça a importância de cuidados básicos para a saúde e bem-estar da população em dias de tempo seco. A baixa umidade pode causar problemas respiratórios e ressecamento da pele. Confira as orientações:
- Hidrate-se;⠀    
- Evite a exposição direta ao sol, em especial, entre 10h às 16h    
- Use chapéu e óculos escuro e aplique protetor solar    
- Diminua os esforços físicos e mantenha os ambientes arejados    
- Faça refeições leves e evite bebidas alcoólicas   
- Evite a permanência de crianças, pessoas doentes ou idosos em veículos expostos ao sol

 Recomendações para tempestades de granizo e vandaval:
- Não se abrigue debaixo de árvores
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)