O Ministério Público de Minas Gerais, por meio da Promotoria de Justiça de Camanducaia e da Coordenadoria Regional de Defesa do Patrimônio Público do Sul de Minas Gerais, com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado de Pouso Alegre, cumpriu, na manhã desta segunda-feira (5), mandado de busca e apreensão no endereço da ex-diretora de uma escola em Monte Verde, no Sul do Estado.

Segundo as investigações, que tiveram início no mês de março, a profissional da educação teria desviado mais de R$ 300 mil de verbas públicas destinadas ao caixa da a Escola Estadual Verner Grinberg. O valor, oriundo de convênios firmados com o governo do Estado, seria empregados em reformas de acessibilidade, merenda escolar, compra de mobiliário, entre outras ações.

No entanto, o montante foi indevidamente remetido para a conta bancária da então diretora. Em razão destes fatos, a Justiça recebeu a denúncia do Ministério Público pela prática do crime de Peculato (art. 312 do Código Penal), por 93 vezes.

Os fatos serão apurados judicialmente, garantindo-se o contraditório e a ampla defesa. A hoje ex-diretora também poderá responder pela prática de ato de improbidade administrativa.

Medida cautelar
Além disso, o Poder Judiciário decretou a medida cautelar necessária para que os valores que supostamente foram desviados pela profissional em razão do cargo sejam ressarcidos ao erário do Estado de Minas Gerais, de forma a se evitar o prejuízo no desenvolvimento das atividades escolares.