Subiu para 20 centímetros, em pontos isolados, a movimentação do taludenorte da mina de Gongo Soco, da Vale, em Barão de Cocais, na região Central de Minas. A informação foi divulgada em um balanço da Agência Nacional de Mineração (ANM) neste domingo (26).

Neste sábado (25) a movimentação era de 19 centímetros. Na sexta-feira (24), o talude estava se movimentando 16 cm. Há semanas os moradores de Barão de Cocais vivem uma grande apreensão por causa da possibilidade do rompimento da barragem.

De acordo com documento produzido pela própria Vale, a previsão era que a movimentação provocaria a queda do talude até este sábado (25).

A preocupação das autoridades é que o desabamento da estrutura, que dá sustentação à mina, gere uma vibração capaz de provocar a liquefação da barragem Sul Superior e, assim, levar ao rompimento do barramento, localizado a 1,5 km de distância.

Conforme informado na última segunda-feira (20) pelo secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas, Germano Vieira, o risco de a barragem entrar em colapso em caso de queda do talude é de até 15%.